sexta-feira, abril 23, 2004

POEMAS POPULARES

...

A riqueza da recolha conseguida na Páscoa, em Castro, permite-me divulgar hoje ,alguns poemas repentistas, que, segundo a Ana e o António, os jovens diziam uns aos outros nos bailies:
.

A minha mãe é joeireira
que joeira em casas ricas
o meu pai caçador de lebres
e eu de moças bonitas
.
Há mães que têm filhos
e sentem satisfação
só a minha mãe criou filhas
para desgosto e paixão
.
as duas próximas quadras são de BLÉ CARETO
.
Se Almodôvar se arrasasse
com um copo de água fria
o meu amôr coitadinho
era o primeiro que morria
.
Se Almodôvar fosse minha
como é dos estudantes
mandava-lhe pôr ao pé
uma estrela de brilhantes
.
E mais verso foram sendo lembrados, todos, ditos por moços e moças em bailes, uns para os outros.
.
Saudades quem as não tem
saudades quem as não sente
saudades do nosso amôr
saudades da nossa gente
.
Olhos que não vêem olhos
senão de meses a meses
esses são os mais queridos
por se verem menos vezes
.
Dizer adeus é bem triste
mesmo que seja a mangar
quem parte, parte e não sabe
se tornará a voltar.
.
POEMAS POPULARES
RECOLHIDOS NO
SERÃO MÁGICO DO
MONTE DA RIBEIRA