quarta-feira, dezembro 28, 2005

A BATALHA DE OURIQUE E SÃO PEDRO DAS CABEÇAS

..


A Batalha de Ourique desenrolou-se nos campos de Ourique, actual SÃO PEDRO DAS CABEÇAS-CASTRO VERDE ) em 25 de Julho 1139. Nela se defrontaram as tropas cristãs, comandadas por D. Afonso Henriques, e as mouras por Ali Ibn Yusuf. emir Almorávida . A vitória cristã foi tamanha que D. Afonso Henriques resolveu autoproclamar-se Rei de Portugal no ano seguinte, sendo totalmente apoiado pelas suas tropas nesse seu acto. Foi travada numa das incursões que os cristãos faziam em terra de mouros para apreenderem gado, escravos e outros despojos. Inesperadamente, um exército mouro saiu-lhes ao encontro e, apesar da inferioridade numérica, os cristãos venceram. Não se sabe quando apareceu a ideia de milagre ligado a esta batalha. Ela foi travada no dia de Santiago, que a lenda popular tinha tornado patrono da luta contra os mouros; um dos nomes populares do santo, era Matamouros. Ourique serve, a partir daí, de argumento político: a intervenção pessoal de Deus era a prova da existência de um Portugal independente por vontade divina e, portanto, eterna.

Anos mais tarde, foi mandada erguer por El-rei D.Sebastião, junto a Castro Verde, em comemoração da vitória contra os mouros, a ERMIDA DE SÃO PEDRO DAS CABEÇAS.
A ermida reflecte uma arquitectura religiosa popular e maneirista. O estilo barroco é visível no campanário e nas pinturas murais. De planta rectangular, possui uma só nave e capela-mor, tendo sido local de peregrinações