sábado, julho 29, 2006

RAQUEL MARIA

.


Morreu a acrtiz RAQUEL MARIA,alentejana de Castro Verde

A actriz Raquel Maria, 60 anos, faleceu esta quarta-feira em Lisboa, vítima de cancro. Completaria 40 anos de carreira em Setembro próximo. Nos últimos tempos, a actriz participou em vários programas da SIC.

A actriz começou a sua carreira no teatro amador na Sociedade Recreativa 22 de Novembro, no Barreiro, e o sucesso alcançado com a peça "João Gabriel Borkmann", de Ibsen, levou os encenadores Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo a convidá-la para integrar o núcleo fundador do Teatro da Cornucópia, onde se manteve até 1987.

O encenador e actor Luís Miguel Cintra recordou que a actriz tinha "um especial gosto para a comédia, tendo alcançado enorme êxito com a peça 'E não se pode exterminá-lo?' de Karl Valentin".

Outras peças em que Raquel Maria alcançou assinalável êxito, também na Cornucópia, foram "Casimiro e Carolina", de Karl von Horváth, e "Não se paga, não se paga", de Dario Fo.

Cintra salientou ainda o desempenho de Raquel Maria na peça de Strindberg "A Páscoa".

A lembrança dos amigos

"A Raquel era uma actriz extraordinária, cheia de energia e talento", qualificou o encenador e actor Luís Miguel Cintra.

"A Raquel tinha uma sensibilidade muito apurada", disse Márcia Breia, que destacou ainda a sua faceta como autora de gravuras.

"Esta sua faceta - observou - era pouco conhecida, mas muito interessante, tanto mais que a Raquel não a desenvolvia a tempo inteiro".

Márcia Breia, que contracenou várias vezes na Cornucópia com Raquel Maria, qualificou-a de "fantástica, com uma grande tendência para a comédia, tendo tido no entanto um papel excepcional em 'A Páscoa' que era de grande dramatismo".

Do Teatro da Cornucópia, Raquel Maria saiu para integrar o elenco do Teatro da Malaposta, da extinta associação Amascultura.

Além do teatro, Raquel Maria participou em cerca de 12 filmes, entre os quais "A vida é bela" e "A sombra dos abutres" e em várias séries televisivas.


Na televisão, fez parte do elenco de "Os malucos do riso", "Não há pai" e "As aventuras de Camilo", entre outros.

A actriz Alina Vaz, que também começou na Sociedade de Recreio de 22 de Novembro e com ela contracenou em "Os malucos do riso", recordou "a actriz muito profissional e certa" que era Raquel Maria.