sexta-feira, novembro 24, 2006

CORO DA GULBENKHIAN NA BASILICA REAL, EM CASTRO VERDE

.


CORO GULBENKIAN
Concerto de Abertura do 3.º Festival “Terras Sem Sombra”

CORO DA GULBENKHIAN

25 NOV. BASÍLICA REAL. 21H30

Concerto de Abertura

Intérpretes: Coro Gulbenkian

Maestro: Jorge Matta

Programa: Motetos de Pero de Gamboa (1563?-1638) e Vilancicos “negros” do manuscrito 50 de Santa Cruz de Coimbra (sec. XVIII)


O III Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo "Terras Sem Sombra", traz de regresso à Basílica Real o Coro Gulbenkian, numa noite em que Castro Verde recebe uma visita do “Congresso Internacional de Museus e Tesouros da Europa”.

III Festival Terras sem Sombra


O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e a Arte das Musas promovem, entre 15 de Novembro de 2006 e 24 de Março de 2007, o 3º Festival Terras sem Sombra – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo.

O festival, intitulado “As Formas do Som: Vozes e Instrumentos”, apresenta uma programação de nível internacional, indo ao encontro das tradições mais profundas da música litúrgica e devocional.

Iniciado em 2003, o Festival Terras sem Sombra, Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, tem-se caracterizado desde então por uma programação de qualidade internacional de concertos de música erudita, juntamente com conferências temáticas e outras iniciativas que visam o reencontro com edifícios que, na maior parte dos casos, estiveram até há pouco encerrados ao público ou com sérios problemas de degradação.

O Festival é itinerante, apresentando concertos em concelhos do Baixo Alentejo, do litoral ao interior. Apresenta-se contextualizado por um inovador projecto de animação e valorização patrimonial da Diocese de Beja e já percorreu os concelhos de Almodôvar, Beja, Castro Verde, Cuba, Moura, Odemira, Santiago do Cacém, Sines e Vidigueira.

A 3ª edição do Festival conta com a presença de músicos nacionais e internacionais e com a