sexta-feira, setembro 07, 2007

começa hoje a ROMARIA À SENHORA DA COLA

.


Começa hoje a ROMARIA À SENHORA DA COLA

Nesta povoação do Concelho de Ourique existe uma fortificação a que se chama o castro da Cola, que tem como centro a fortificação islâmica, sendo o parque constituído por 23 estações arqueológicas, abrangendo um espaço cronológico contínuo desde o Neolítico até à Idade Média.
Destacam-se alguns monumentos megalíticos, vestígios de povoados calcolíticos e necrópoles das idades do Bronze e do Ferro.

Destaca-se, ainda, o Santuário de Nossa Senhora da Cola, do século XVII, que celebra a Natividade de Nossa Senhora e é alvo de grande devoção popular por parte do povo do Baixo Alentejo. A sua construção veio substituir a imagem primitiva, do século XIV, existindo uma em talha dourada, do século XVII.
Existe ainda a igreja paroquial e o Hospital da Misericórdia, também do século XVII.

Abundam as manifestações populares e culturais no concelho, sendo de destacar a festa de Santa Ana, realizada a 26 de Julho, as festas tradicionais de Verão, no terceiro fim-de-semana de Agosto, o mercado mensal, que ocorre no dia 12 de cada mês, a festa de Santa Maria, realizada a 15 de Agosto, e a festa de Nossa Senhora da Cola, cuja principal romaria se realiza a 7 e 8 de Setembro, embora no mês de Maio também se efectuem diversas manifestações religiosas, mas sem data fixa. A sua capela, além de ser muito concorrida por peregrinos, tem a atracção arqueológica do Castro da Cola, e é à volta dela que se deenrola a festa que tem hoje inicio, e atrai muita gente.