domingo, novembro 11, 2007

ROSÁRIO

.
A "CASA-DAS-PRIMAS" ESTEVE NO
ROSÁRIO, ONDE GRANDE PARTE
DOS NOSSOS COLABORADORS
PERTENCE ADMINISTRATIVAMENTE
E FREQUENTOU A ESCOLA


O Rosário é uma freguesia portuguesa do concelho de Almodôvar, com 60,70 km² de área e 606 habitantes (2001). Densidade: 10,0 hab/km².



Distante de Almodôvar cerca de 10 quilómetros na direcção norte, Nossa Senhora do Rosário é uma localidade com bastantes pontos de interesse.


RUA DO ROSÁRIO, AO FUNDO O EDIFICIO DA JUNTA DE FREGUESIA

As suas origens são bem antigas, remontando ao período megalítico. Na região foi encontrada um dólmen desta época, elemento de relevante interesse histórico e arqueológico.

A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, possui bonitos frescos decorando o interior; é ainda de visitar a Capela de Nossa Senhora das Neves e, nos arredores, moinhos de vento e a fonte santa.


A IGREJA DO ROSÁRIO

É zona de reserva de caça turística, facto que influencia e determina a gastronomia local. Aqui, é famosa a sopa de lebre e a açorda de perdiz.

No primeiro e terceiro fins-de-semana de Agosto, realizam-se as festas de Verão. É a altura ideal para provar o ensopado de borrego, o coelho à caçador ou os queijos de cabra e ovelha.

O nosso blog esteve no Rosário, e ,ciceronado pelo amigo João Mateus percorremos as ruas da povoação colhendo alugumas imagens que hoje aqui deixamos


RUA DO ROSÁRIO. CAFÉ-BAR DO CLUBE DA TERRA - O ROSAIRENSE, ONDE TOMÁMOS A BICA