quarta-feira, fevereiro 13, 2008

POST DE CINEMA

CÁ TEMOS O NOSSO POST
DE CINEMA, QUE HOJE
VOU DEDICAR AOS PRÉMIOS
BAFTA.

Estes prémios são para os ingleses , o que os Oscares são para Hollywod, e que somando aos Globos de Ouro, os Prémios do Sindicato de Actores de Hollywod e o Festival de Berlim, são uma indicação tendencial para o que vai acontecer nos OACARES de Hollywood.

O QUE SÃO OS BAFTA?

BAFTA

.
BAFTA, The British Academy of Film and Television Arts é uma academia britânica responsável pela premiação anual aos melhores trabalhos realizados em cinema, televisão, filmes e outros audio-visuais.

Histórico
Os primórdios do BAFTA consistem numa modesta academia fundada em 16 de abril de 1947, na cidade de Londres, pelos grandes nomes da indústria cinematográfica britânica, tendo como seu primeiro presidente o diretor David Lean. O objectivo essencial dessa formação era reconhecer aqueles profissionais que haviam contribuído com sua criatividade e profissionalismo para o desenvolvimento do cinema e das artes áudio-visuais na Grã-Bretanha.

Apenas onze anos após a fundação da então "British Film Academy" houve uma fusão com a Associação dos Produtores e Diretores de Televisão configurando a formação da Sociedade de Artes de Filme e Televisão (The Society of Film and Television Arts). Nessa época David Lean doa os direitos autorais dos filmes "A Ponte do Rio Kwai" e “Dr. Jivago” para a Sociedade, e isso serve como uma fonte incalculável de capitais naqueles primeiros anos.

Mais tarde quem contribui de maneira similar é a rainha, ao entregar os direitos autorais do documentário “Família Real”, de Richard Cawston, no início dos anos 70, possibilitando, financeiramente, a mudança da Academia de seu primeiro endereço, na Hyde Park Hotel, para um escritório maior e melhor na Great Portland Street, transformado em casa de estréias teatrais e local de reunião para seus membros.

A partir da inauguração da nova sede, tendo sido acompanhada inclusive por mebros da família real britâncica, a Sociedade tornou-se oficialmente conhecida como The British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) e adquiriu status de palavra no vocabulário do povo britânico. Com o passar do tempo a Academia transpassou a barreira nacional e passou a atuar a nível internacional também, possuindo homólogas no País de Gales, Escócia, Estados Unidos, além de filiadas e outras agências ao redor do mundo, como em Nova York e Los Angeles.

Os membros participantes são os expoentes do cinema, televisão e vídeo-games, abarcando os melhores profissionais em cada categoria, tanto do Reino Unido como dos demais países. Nos últimos anos têm-se assistido a um considerável aumento no número de membros,(cerca de 6.500 atualmente) demonstrando o caráter sério e democrático da academia no seu intuito fundamental.

Actualmente são distribuídos mais de uma centena de prêmios, sendo que, em 1947, ano da fundação, não passavam de três. Para tanto são realizadas em Londres cinco cerimônias anuais:

The British Academy Film Awards (considerado o mais importante) e que é o que hoje aqui trato


The British Academy Video Games Awards
The British Academy Television Awards sponsored by Pioneer
The British Academy Television Craft Awards
The 10th British Academy Children's Film & Television Awards in association with Time Warner
Um indicativo da importância do BAFTA como meio de reconhecer actores, realizadores, produtores e demais profissionais de televisão, cinema e artes áudio-visuais, pode ser medida por sua jocosa denominação de “O Oscar Britânico”.

Todos os anos são atribuídos os premios por categoria:

Melhor Filme
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Realizador

Este ano os Prémios foram entregues neste fim de semana, no Royal Opera House de Londres, como habitualmente:
.
«Expiação» vence prémios BAFTA


Daniel Day-Lewis conquistou prémio de melhor actor e Marion Cotillard o de melhor actriz




O filme «Expiação», de Joe Wright, sobre a história de um romance em tempo de guerra que termina devido a uma mentira, venceu este domingo o Prémio BAFTA para o Melhor Filme da Academia Britânica do Cinema.

Os irmãos Joel e Ethan Cohen receberam o BAFTA para o Melhor Realizador pelo seu filme «Este País Não É Para Velhos».

O desempenho de Daniel Day-Lewis no filme de Paul Thomas Anderson «Haverá Sangue», em que encarna um magnata norte-americano do petróleo, valeu-lhe o prémio de Melhor Actor.

O BAFTA para a Melhor Actriz foi para Marion Cotillard pelo seu desempenho como Edith Piaf no filme «La Vie en Rose», batendo a actriz Julie Christie, candidata pelo seu papel em «Away From Her» que já lhe valeu um Globo de Ouro e uma nomeação para os Óscares.