domingo, março 23, 2008

FESTAS DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE EM SERPA

-
FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE.
No concelho de Serpa, a chegada da Primavera é celebrada com a festa em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira oficial do concelho a partir de meados do século XX.
As festas de Serpa revestem-se de antiquíssimos rituais e compreendem manifestações importantes de carácter religioso e etnográfico.
Iniciam-se no Domingo de Páscoa, à tarde, com a procissão de recepção à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que desce da sua ermida até à igreja do Salvador.
Hoje, pelas 16,00, um dos pontos altos da festa é o cortejo histórico-etnográfico,

desfile em que centenas de figurantes recriam a evolução histórica do concelho e mostram os usos e costumes locais (organizado pela Câmara Municipal de Serpa com a participação de centenas de voluntários, funcionários da autarquia, movimento associativo e juntas de freguesia do concelho).
Na segunda-feira, de manhã, celebra-se a missa solene e, à tarde, tem lugar a procissão magna que percorre as ruas da cidade, previamente atapetadas de rosmaninho. Na terça-feira, em majestosa procissão, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é reconduzida à sua ermida.
Nos três dias de festa, a cidade, engalanada para receber os muitos forasteiros que a procuram, é também palco de um vasto programa de actividades culturais organizado pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe