quinta-feira, abril 24, 2008

FRANCISCO CEIA em Concerto

.
QUINZENA CULTURAL


Integrado nas Comemorações do 25 de Abril, o Cine-Teatro Municipal abre portas ao concerto de Francisco Ceia, “Deserto”, uma selecção especial de canções extraídas de álbuns anteriores, com textos da autoria de Fernando Namora, Maria Rosa Colaço e Vergílio Ferreira, e uma abertura a novas sonoridades com temas originais.

Atendendo à data em questão, o concerto contará, ainda, com a interpretação de temas de Zeca Afonso, para sempre associados à liberdade, que o povo nunca esqueceu e cuja criatividade constitui parte integrante da revolução dos cravos.

Local: Cine-Teatro Municipal
Hora: 21h30

Momento Evocativo da Revolução

APÓS O CONCERTO
Arruada e Fogo de Artifício

Na noite da revolução, após o término do concerto de Francisco Ceia no Cine-teatro Municipal, a Banda conduzirá o público até ao Largo da Feira, onde subirá ao palco para tocar ao vivo um arranjo da autoria do maestro Ricardo Carvalho que acompanhará o fogo de artifício, evocando o 34º aniversário da Revolução do 25 de Abril.

Local: Praça da Liberdade - Largo da Feira
Hora: Após o término do espectáculo


Francisco Ceia é um alentejano de Portalegre

FRANCISCO CEIA

Natural de Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros...

1976 – curso de teatro e início de carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora, representando entre outros, autores como Gil Vicente, Marivaux, José Régio, Moliére, Brecht e Peter Weiss.

Permanece nesta Companhia até final de 1979, para em Janeiro de 1980, fundar em Portalegre uma Companhia de Teatro profissional, Teatro do Semeador, onde encenou e representou várias peças.

Neste mesmo ano e como corolário da actividade de autor compositor e intérprete que vinha desenvolvendo em paralelo com o teatro, vê editado o primeiro disco, " Foi no monte é no monte ". Novo trabalho discográfico " As Aventuras de Tom Sawyer ", banda sonora original da série de T.V. com o mesmo nome ( R.T.P.) A participação em vários programas de televisão, espectáculos ao vivo pelo país e estrangeiro ( França, Holanda, Espanha, Rússia, Uzbequistão, Canadá e Bélgica ), torna cada vez mais difícil conciliar o teatro e as canções, tomando desde 1981 a opção por estas.

Sai então o disco, " Cava dor ". Entretanto vai fazendo música para algumas peças de teatro e participa como actor em peças para a R.T.P.. Em 1983 um novo disco " Alcatruz ". Os concertos continuam.

1985 outro disco " Voo andando ".

Em 1988 o disco " Entre a cal e o sol " é editado.

1990 o disco " Bicicleta cor de rosa" , deixa antever uma certa vontade de voltar à raíz, ao Alentejo, antes porém a convite da RTP, é o pivot de uma série de 12 episódios " A casa do Mocho Sábio " , onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa.

De Dezembro de 1995 a Abril de 96 a convite da Companhia de teatro do Porto " Seiva Trupe ", integrou o seu elenco, no musical, " Ópera do Malandro " de Chico Buarque.

Editado em Agosto de 1996, o C.D. denominado " Lendas e Romances ", com textos da tradição oral, recolhidos no Alentejo, com música original de Francisco Ceia.

Em Maio de 1997 participa em Cáceres no Festival Internacional da World Music, "WOMAD".

Participação no 36º Festival R.T.P. da canção, em 1999. Com edição em Outubro de 1999, um novo trabalho discográfico de originais com o título "FADO SINGELO". O c.d. "CADERNO de AFECTOS" a editar em Maio de 2000, com poemas de José Régio e música original de Francisco Ceia