quarta-feira, julho 02, 2008

ALMODÔVAR EM ALMADA

.
O GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL DA
CÂMARA MUNICIPAL DE ALMODÔVAR
ACTUOU NA 10ª.FEIRA DO ALENTEJO
EM ALMADA.



E trouxe ao palco da Escola D.António da Costa em Almada, a alegria e os sons do Alentejo,
entusiasmando a plateia de alentejanos residentes nesta cidade almadense, onde
vivem e trabalham mais de cimquenta mil alentejanos e descendentes de 2º. e 3ª.geração.



É um grupo que utiliza um forte componente instrumental a enquadrar as modas e cantigas do seu Alentejo, intervalando com saborosas e apimentadas anedotas que muito divertiram a assistência.


Este grupo foi formado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Almodôvar em 1993, com o objectivo de divulgar a música popular alentejana, a nível nacional e internacional, e promover o intercâmbio, deste género de grupos, entre as regiões. Actualmente, é constituído por 13 elementos, sendo sete vozes, cinco instrumentistas - com predominância do bandolim, da harmónica, das violas e da percussão - e um porta estandarte. Os ensaios são, normalmente, às Terças e Quintas-feiras, no Cine-Teatro Municipal.

O repertório assenta, fundamentalmente, no cancioneiro do Baixo Alentejo, com a capacidade de realizar espectáculos com a duração de hora e meia, a 2 horas. O grupo já conta com centenas de actuações, por todo o país, e com três espectáculos em Toronto e Montreal, no Canadá. A aceitação, por parte do público, é enorme, sobretudo, nas regiões onde este género de música não é conhecido e onde o associam a música alentejana às toadas calmas e dolentes do cante alentejano. Impôs, às suas músicas, um ritmo um pouco diferente, dotando-as de mais ritmo. A introdução de instrumentos tradicionais, como a harmónica ou gaita de beiços, fazem dele um grupo com cariz muito particular.