terça-feira, julho 29, 2008

Lançamento do livro "A tradição Lendária de Afonso Henriques"



Realizou-se no dia do 869º. Aniversário da Batalha de Ourique, uma cerimónia de lançamento do livro "A tradição Lendária de Afonso Henriques" de Maria de Lourdes Cidraes.
Ocorreu na Basilica Real de Castro Verde, presidida pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Casro Verde, tendo a seu lado a autora do livro, Drª.Maria de Lourdes Cidraes e do Prof. João David Ferreira.


Enquadrado o objecto do estudo e o elogio da autora pelo Prof.João David Ferreira, seguiu-se a entusiasmada apresentação da sua pbra pela Dª.Loudres Cidraes.
Ficámos a saber que no inicio do seu projecto de invertigação, foi de espanto e assombro o seu primeiro contacto com os paineis da Basilica Real , que foram decisivos para conformar a tese defendida na obra.

O estudo aprofundado da Lenda da Batalha de Ourique levaram a descobertas que foram essenciais e decisivas.

Também as letras das modas sobre a Lenda foram material de estudo, ouçamos os GANHÕES DE CASTRO VERDE:



Percorremos então a história da Batalha de Ourique através da sua análise de todos os painéis da Basilica


explicação dos painéis

Depois, a pedida da autora, o Dr.Neto, especialista em azulejos, dissertou sobre a matéria, percorrendo também ,não só os painéis da Batalha, mas também a adequação de época ,quer dos materiais , quer das técnicas utilizadas, nas talhas, no altar e no tecto.




A cerimónia só se deu por concluída após uma brilhante intervenção do Prof. Vitor Serrão , porventura, o maior especialista em barroco do país, que entusiasmou e se entusiasmou , nomeadamente com a análise técnica das imagens e disposição da área do altar-mor.