quinta-feira, julho 31, 2008

PALESTRA DE NAPOLEÃO MIRA, NA BIBLIOTECA DE ENTRADAS

.
INTEGRADO NO PROGRAMA DAS
FESTAS DA TERRA-REALIZOU-SE
NA RECEM CRIADA EXTENSÃO
DE ENTRADAS DA BIBLIOTECA
MANUEL DA FONSECA DE CASTRO VERDE,
UMA PALESTRA COM NAPOLEÃO MIRA.

Em Junho, estava a trabalhar no nosso blog, na Biblioteca de Castro Verde, quando o Paulo ,técnico da casa, me falou pela primeira vez duma viagem de bicicleta que um amigo de Entradas ia iniciar, ligando Entradas a Santiago de Compostela. Falou-me do blog do amigo corajoso, deu-me o endereço do blog dele, onde, me disse então , poderia seguir o dia-a-dia da viagem .

Foi o que fiz, e diàriamente fui "assistindo" ao desenrolar da aventura.

Agoram com alguma emoção, tive o privilégio de assistir de viva voz à descrição com imagens, da epopeia ciclistica.


Foi no Polo da Biblioteca, na presença do incansável e muito criativo vereador da cultura da Câmara de Castro Verde , Paulo Nascimento, que o Napoleão Mira descreveu a sua aventura, com desenvoltura ,emoção visível, muito humôr, e rara sensibilidade.


PAULO NASCIMENTO E NAPOLEÃO MIRA

Acompanhando a descrição da viagem com imagens e textos , Napoleão viveu de novo cada dia da sua viagem, prendendo a plateia à sua palavra, e à magia de cada pedalada



À medida que Napoleão ia desfilando as duas memórias, também nós nos imaginámos a sair de Entradas, de chegar a Divôr, a pedalar escoltados pelo carro funerário que serviu de apoio (que divertido deve ser o Mauricio), a passar por Montemor, Batalha, a sofrer no "pavê" da região de Aveiro, a passar de barco para Espanha, a percorrer as ruas de Baiona e a ter a emoção da chegada a Obradoro.



O nosso blog sugere vivamente que leiam a descrição completa no blog de Napoleão Mira
www.pulanito.blogspot.com
pois vale muito a pena, e é uma forma de homenagear a coragem deste nosso amigo alentejano.

Tive pena de não ter falado pessoalmente com Napoleão, mas, estava nesse dia lesionado dum pé, usando bengala para me deslocar, e não tive a mobilidade suficiente para o poder alcançar. Um dia destes, falaremos, espero.



O polo da Biblioteca é de grande qualidade, e muito funcional, dele me ocuparei em detalhe um dia destes