sexta-feira, novembro 07, 2008

POEMA DE ANTÓNIO JOSÉ COLAÇO

.
HOJE, QUE ESTÁ A DECORRER NO
FORUM MUNICIPAL DE CASTRO
VERDE A VII JORNADAS DA
ORALIDADE,TRADIÇÃO E
PATRIMÓNIO

LEMBRO AQUI UM POEMA DE
ANTÓNIO JOSÉ COLAÇO DO
MONTE DA RIBEIRA, QUE
REFLECTE BEM, A FORÇA DA
TRADIÇÃO ORAL POPULAR
NO BAIXO ALENTEJO.

Poema dedicado pelo António
à mãe, FELICIDADE LÚCIA,
quando estava na recruta
no serviço militar, em
Lisboa:.
.
Nas serras a caminhar
e sem poder descansar
mãezinha do coração
caminhando no escuro
fosse mole ou fosse duro
mãezinha não tinha pão.
.
Fome e vontade de dormir
sem roupas para me cobrir
minha mãe o que eu passei
andadando a restejar
ouvindo as balas cantar
ó mãe de ti me lembrei
.
Dentro do acampamento
onde estava o mantimento
para nos alimentarmos
mas foi grande o sofrimento
nós dormimos ao relento
sem roupa para nos taparmos
.
Ouvi estoirar as granadas
eu caí em emboscadas
na frente de metralhadoras
e junto a colegas meus
eu só tinha esperança em Deus
e na Virgem Nossa Senhora
.
Andando léguas quase dez
e com tanta dôr nos pés
minha mãezinha adorada
abalámos às nove horas
nunca tivémos demoras
chegámos de madrugada.
.
Minha bela mocidade
na flôr da minha idade
estou metido na prisão
minha sorte foi ruim
não quero que chore por mim
mãezinha do coração.
.
Tenho tanta saudade
deixar a velha unidade
e voltar à minha vida
logo há-de chegar o dia
de ir para a sua companhia
ó minha mãezinha querida.
.
Também temos uma pista
que nos faz perder a vista
minha mãezinha adorada
e quando nós lá passamos
logo todos pensamos
que temos a morte chegada.
.
Nas ruas da cidade
caminhando com velocidade
ó minha mãezinha querida
por ser grande o movimento
às vezes em pouco tempo
alguns perdem a vida.


Poema escrito em 1961
ANTÓNIO JOSE COLAÇO