sexta-feira, dezembro 05, 2008

hoje e amanhã há marionetes em CASTRO VERDE

.
EXPOSIÇÃO DE MARIONETEAS
EM CASTRO VERDE


As marionetas são objectos especiais.
Ou talvez não possamos intitulá-las
apenas de objectos. Elas são muito
mais do que isso. Cada uma destas
figuras tem características próprias,
formas e belezas únicas. Contam
estórias. Participam nelas. Fazem
irromper a magia e envolvem-nos.
São manipuladas, e simultaneamente
manipuladoras…



Em Dezembro, as Marionetas vão assumir um lugar de relevo em Castro Verde. O Marionetas, Actores e Objectos - Grupo de Teatro traz a palco um conjunto de iniciativas onde as marionetas são os personagens principais. Destaque para…
Espectáculo e Atelier de Teatro de Sombras
3 Dezembro a 5 Dezembro de 2008
Tendo como ponto de partida a arte milenar do teatro de sombras, vai ser dinamizada uma formação nesta área, onde as crianças terão a oportunidade de assistir à montagem do cenário de um espectáculo de sombras, tomando conhecimento de todos os procedimentos necessários à realização e representação do mesmo. Depois de assistirem ao espectáculo, será feita uma breve introdução à história do teatro de sombras e, seguidamente, nos diferentes ateliers, terão a possibilidade de criarem elas próprias marionetas para depois aprenderem a manipulá-las.

Horário: 10h00
Local: Cine-Teatro Municipal


Texto , cenário e marionetas Sabahat Pasos Manipulação Alexandre Vorontsov Vozes António Neiva , Carla Magalhães e Sabahat Passos Encenação Alexandre Vorontsov Técnica de manipulação Teatro de sombras tradicional da Turquia

Exposição de Artes Visuais - Exposição de Marionetas
5 Dezembro a 13 Dezembro de 2008

Numa viagem pelo mundo mágico das marionetas, estarão em exposição 96 destas figurinhas, construídas nos primeiros cinco anos do grupo. Algumas poderão mesmo vislumbrar-se nos próprios cenários. Estarão ainda em exposição os cartazes, as fotos, os desenhos de cenários e algumas maquetas. Uma exposição pedagógica por demonstrar a diversidade, a criatividade sem limites e o espírito artístico do teatro de marionetas.

Local: Fórum Municipal
Horário: Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00


Mestre Gepeto
6 Dezembro de 2008

Animado por ter encontrado o pai, e contrariando a vontade do mesmo, Pinóquio, o menino de madeira, decide ficar a viver dentro da barriga da baleia. Mas, ao longo dessa estadia, descobre que o pai tem vindo construir outros Pinóquios idênticos a ele.
Por entre os escombros encontra pedaços de corpos, alguns já carbonizados, mãos, pernas, cabeças, rostos que são a cópia perfeita do seu. Chocado com esta revelação, Pinóquio sente-se rejeitado e substituído…
Da autoria de António Torrado, “Mestre Gepeto” propõe uma reflexão sobre a conhecida história “clássica” de Pinóquio à luz dos tempos modernos e leva a palco questões tão actuais como o conflito geracional, a busca da individualidade e a afirmação pessoal, a vida e a morte, a procura incessante do afecto e a projecção do amor.

Local: Cine-Teatro Municipal
Horário: 21h30


Encenação Carla Magalhães Actor Alexandre Vorontsov Cenografia Cátia Baros Banda Sonora Nikouala Direcção Técnica Rui Gonçalves
Organização: Câmara Municipal de Castro Verde
Apoio: Ministério da Cultura – Instituto das Artes