quinta-feira, dezembro 18, 2008

UM ALENTEJANO ganha o PRÉMIO PESSOA 2008

.
O ARQUITECTO CARRILHO DA GRAÇA,
UM ALENTEJANO DE PORTALEGRE
GANHA O PRÉMIO PESSOA 2008.

Carrilho da Graça é Prémio Pessoa 2008



Galardão instituído pelo 'Expresso' cumpre este ano a sua 22.ª edição

Dez anos depois de Eduardo Souto Moura, João Luís Carrilho da Graça (n. Portalegre, 1952) tornou-se o segundo arquitecto a ser galardoado com o Prémio Pessoa, iniciativa do jornal Expresso, actualmente patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos, este ano na sua 22.ª edição.

A escolha foi anunciada em Cascais, tendo o júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, enaltecido o "rigor e coerência" com que Carrilho da Graça "tem desenvolvido a sua actividade profissional ao longo de 30 anos", "criando uma linguagem própria que adequa a cada situação específica".

Para lá do seu trabalho em atelier, destacado foi também o papel que tem desempenhado na formação de novas arquitectos enquanto professor, quer em Portugal (universidades Autónoma, de Évora e Técnica de Lisboa), quer no estrangeiro.

A par da criação nova, dentro e fora de portas, nomeadamente em Espanha, França e Itália, parte significativa do trabalho de Carrilho da Graça tem versado a intervenção em património, por via de projectos de recuperação e adaptação a novos usos, de que são exemplo a conversão em pousada do Mosteiro da Flor da Rosa, no Crato, ou a adaptação dos conventos de S. Francisco, em Coimbra, e de Jesus, em Setúbal, a centro cultural e museu, respectivamente. Eterno nomeado ao Prémio Mies van der Rohe, foi distinguido, entre outros, pela Associação Internacional de Críticos de Arte, Associação dos Arquitectos Portugueses e Câmara Municipal de Lisboa (Prémio Valmor).