sexta-feira, fevereiro 27, 2009

CARDADORES E ATABUAS no ENTRUDANÇAS

.
O CARNAVAL EM ENTRADAS, O
ENTRUDANÇAS, É UMA MANIFES-
TAÇÃO EMINENTEMENTE LIGADA
À TRADIÇÃO DA REGIÃO.

O nosso blogue esteve lá ,e especialmente para os nossos leitores que nos acessam de longe, e matam a saudade do seu Alentejo , da sua região, recolhemos estas imagens e estes sons.

Nessa medida, a atuação de grupos de cante, e a utilização de instrumentos musicais como a viola campaniça, são corolário desse pensamento ligado à terra, à região.

Numa tenda montada na Praça Zeca Afonso de Entradas, actuaram os CARDADORES DA SETE e AS ATABUAS, perante gente da terra ,mas tambem pessoal de fóra, muitos deles acampados em espaço antecipadamente definido pela Organização.

Os CARDADORES DA SETE foram os primeiros a actuar ,tendo chegado à tenda à maneira tradicional- cantando:



como só eles sabem:


E foi com a tenda cheia que entoaram mais esta, perante o aplauso merecido dos agradecidos presentes:


Cantaram a seguir as ATABUAS de São Marcos da Ataboeira, com a qualidade que se lhes reconhece



"Fui colher uma romã, estava
madura no ramo, / fui encontrar no jardim, fui
encontrar no jardim, / aquela mulher que eu
amo./ Àquela mulher que eu amo, / dei-lhe um
aperto de mão/ Estava madura no ramo, estava
madura no ramo, / e o ramo caiu ao chão.»
"



Pela tarde fóra espalharam a sua arte, e nós agradecemos.