sexta-feira, março 27, 2009

Crónica anunciada da festa do 23º.aniversário do GRUPO CORAL ALENTEJANO AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ

.
PARA UM BLOGUE SOBRE O ALENTEJO
NASCIDO NO FEIJÓ, FOI MUITO
PRAZEIROSO ESTAR PRESENTE E
REGISTAR IMAGENS DA FESTA.

"O Feijó, a mais recente freguesia do Concelho de Almada, possui um
número muito elevado de residentes alentejanos,trabalhadores,na sua grande maioria, no Arsenal do Alfeite, ou das indústrias siderúrgicas das redondezas.
Trazidos para estas bandas nos anos 50/60, os Alentejanos transportaram consigo a sua cultura, na qual incluíram o seu cante. Dispersos numa terra sem grandes atractivos, era ao final do dia, ou ao fim de semana,nas tabernas do Feijó e dos arredores (hoje já muito poucas existentes , quase todas convertidas em cafés ), entre um copo de vinho e um petisco tipicamente alentejano, ou não, que os homens com o cante celebravam o convívio.
Durante anos, era assim que muitos alentejanos, neste contexto geográfico,passavam os seus tempos livres, havendo mesmo quem afirme que o ter-se mudado para o Feijó não alterara os seus hábitos de sociabilidade e saídas com os amigos."

(exerto de tese de ANA MACHADO)

Já aqui tenho dito, que o amôr que os alentejanos têm pela sua terra, pela sua região, vira paixão, quando, por razões económicas de sobrevivência, são obrigados a viver longe dela.

Os alentejanos a viver e trabalhar na região de Almada, são disso um exemplo concreto.

Estive na Festa do 23º.Aniversário do Grupo Coral Alentejano os Amigos do Alentejo do Feijó, uma instituição com um trabalho notável na área do cante, e sobretudo na perpetuação dos laços com a sua terra, o seu Alentejo.

A Festa foi bonita, calorosa, participada, e dado a presença de familias inteiras já com descendentes de segunda e terceira geração,dá garantias de renovação da chama e transmissão de laços e tradição, aos mais novos.

O Programa iniciou-se com a projeção dum filme sobre o Alentejo de autoria do realizador Francisco Manso. Obra notável, documento precioso que apoiará decerto, a candidatura já solicitada, do cante alentejano, a património imaterial mundial.

PEQUENO EXERTO DO FILME DE FRANCISCO MANSO

Como é da praxe, coube ao grupo coral da casa, "Os amigos do Alentejo", iniciar o

espectáculo, o que fez com a habitual atitude e qualidade, abrindo com "Ó Linda Rosa" :



"Oh linda rosa
ai tens um nome
tens um nome duma flôr
e por isso é que és vaidosa
oh linda rosa
ai minha linda rosa

Não sejas tão caprichosa
ai tu és minha
tu és minha ,meu amor
e por isso é que és
e por isso é que és vaidosa
ai linda rosa meu amôr"


Uma chuva de aplausos, e o grupo de seguida, a cantar "MARIANA"



"Vou-me embora trabalhar
Irei por toda a semana
Podes crer que eu vou voltar
Para ti, linda Mariana

Se tu não fosses Mariana
Não vinhas a braços meus
Assim como és Mariana
Marianita, adeus, adeus

Marianita, adeus, adeus
E adeus p'ra toda a semana
Não vinhas a braços meus
Se tu não fosses Mariana

Meu amor, minha paixão
A mulher da minha vida
A quem dei meu coração
És tu, ó Marianita

Se tu não fosses Mariana
Não vinhas a braços meus
Assim como és Mariana
Marianita, adeus, adeus

Marianita, adeus, adeus
E adeus p'ra toda a semana
Não vinhas a braços meus
Se tu não fosses Mariana

Mariana é um nome lindo
É p'ra ti que eu estou cantando
Teus olhos sempre sorrindo
E os meus por ti procurando

Se tu não fosses Mariana
Não vinhas a braços meus
Assim como és Mariana
Marianita, adeus, adeus

Marianita, adeus, adeus
E adeus p'ra toda a semana
Não vinhas a braços meus
Se tu não fosses Mariana."


Antes de prosseguir o normal fluir do programa, subiu ao palco, o Presidente da Assembleia Geral do Clube Recreativo do Feijó que num breve improviso teceu os maores elogios ao grupo aniversariante a que deu os parabens, saudando o publico presente.

Seguiu-se o Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba" que muito entusiamaram a plateia



....
"já deixei o Alentejo
adeus oh meu lindo amôr
vou-me embora vou partir
caminhando pr´ó vapôr"
..

A que se seguiu "Ao romper da bela aurora":



"Ao romper da bela aurora
Sai o pastor da cabana
Vem gritando em altas vozes
Muito padece quem ama

Muito padece quem ama
Mais padece quem adora
Sai o pastor da cabana
Ao romper da bela aurora"
...
....


A saída, a sala aplaudiu com muita satisfação

a actuação dos Ceifeiros..

Depois, sem dar espaço para nos refazermos actuou o Grupo Coral Etnográfico Os Camponeses de Pias:



"Oh minha mãe ,minha amada" "Pelo toque da viola"



"Ó minha mãe, minha mãe,
Ó minha mãe, minha amada,
Quem tem uma mãe tem tudo,
Quem não tem mãe não tem nada."
..
Pelo toque da viola,
Já sei as horas que são.
Ainda não é meia-noite,
Já passei um bom serão!

Já passei um bom serão,
Vai dormir vai descansar,
Vai dormir vai descansar,
Amor do meu coração"


Terminando com o seu hino "o rancho dos camponeses "



...
"pr'a cantar à minha amada
eu até vim a cantar
eu até vim a cantar
lavrado em terra molhada
..
Da nossa terra natal
tenho dito muitas vezes
é de Pias terra rural
o rancho dos camponeses"


Muitas palmas, muitos sorrisos nos rostos, muita emoção

Da Amadora veio o Grupo Coral Alentejano URPIS, que trouxe um momento de grande emoção ao interpretar muito bem o "Hino dos Mineiros"


"Nas minas de São João
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Morreram quatro mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Morreram quatro mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Eu traga a cabeça aberta
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
que me abriu uma barrena
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
que me abriu uma barrena
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Eu trago a camisa rota
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
E sangue dum camarada
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
E sangue dum camarada
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Ó Senhora Santa Bárbara
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Padroeira dos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Padroeira dos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
"

Terminando a sua actuação com "Alentejo é a nossa terra"



e abandonando o palco sob uma chuva de aplausos

A festa acabou com o Grupo Musical "Os encontros de Vila Verde de Ficalho" actuando

desfalcado, sòmente com 2 elementos,mas com a sala toda com eles a cantar

num clima de satisfação por uma Festa bem sucedida, bem participada, e onde a saudade do alentejo foi mitigada com as modas e os gupos que de lá vieram

Parabens ao Grupo aniversariante, parabens à organização e "O ALENTEJO NÃO TEM FIM", como diz o lema do amigo Luis Moisão.