quinta-feira, março 26, 2009

EM OURIQUE - III Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” nos dias 27, 28 e 29 de Março

.
OURIQUE VAI ESTAR EM
FESTA NO PRÓXIMO FIM
DE SEMANA.



Nesta vila alentejana que já foi "capital do preto" distinção que lhe foi outorfada em 2007, vai ter neste final de semana as III Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” nos dias 27, 28 e 29 de Março. À semelhança dos anos anteriores, o cartaz desta edição apresenta um programa com diversas actividades, onde a gastronomia é o destaque. Nos restaurantes da vila vai haver o melhor da cozinha alentejana. No recinto, as tasquinhas e os diversos petiscos à base de porco alentejano vão aguçar o apetite de muitos. Em termos musicais, a música popular vai marcar presença ao longo dos três dias. Sábado à noite sobem ao palco os “Deolinda”.

Nestas III Jornadas Gastronómicas, também, vai haver lugar para a reflexão e discussão num colóquio intitulado “O Montado nas suas componentes Ambiental, Social e Produtiva: protótipo de um projecto-piloto”, sábado de manhã, no Cine -Teatro Sousa Telles.

Hambúrgueres de porco alentejano e batata frita em banha de porco são as novidades deste ano, promovidas pela organização.

Oferta de um presunto, de meia em meia hora, é outra das novidades deste ano. Envolvido neste concurso está o comércio local, onde vão ser distribuídos os talões do sorteio. Por cada 5 euros de compras dá direito a 1 talão de participação.
Mas não só de presuntos se fazem concursos nestas Jornadas. O concurso Miss Piggy e de grunhidos são marcas deste evento.

As III Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Ourique e da Associação de Criadores de Porco Alentejano.