domingo, março 15, 2009

SOUTH ORANGE, NEW JERSEY, U.S.AMÉRICA

.
HOJE ,UM NETO DE PORTUGUESES
ALENTEJANOS DE SOUTH ORANGE
UM BAIRRO DE NEW JERSEY, NOS
ESTADOS UNDOS DA AMÉRICA,
VISITOU O NOSSO BLOGUE E
GOSTOU...




"O Alentejo não tem fim" como diz o lema do nosso amigo Luis Moisão da Alma Alentejana e do Amigos do Alentejo do Feijó.

De facto assim é, pois há alentejanos ou seus descendesntes em toda a parte do mundo.
Hoje fomos acessados por um neto de alentejanos que emigraram para os Estados Unidos há já muitos anos, e por lá plantaram a semente do Alentejo.

Para este nosso leitor aqui vai uma matéria a prestigiar a terra onde vive, e de onde nos acesssa;

SOUTH ORANGE, NEW JERSEY


South Orange Village é um bairro suburbano prósperas do New York Metropolitan Area localizado em South Orange, município no Essex County, New Jersey, Estados Unidos. de acordo com o ultimo censo,, a sua população ronda os 16.964.

South Orange Village remonta a 4 maio, 1869, quando foi formada dentro de South Orange Township (Agora Maplewood). Em 4 março, 1904, a Vila de South Orange foi criado por um acto do New Jersey Legislatura e separados de South Orange Township. [ Em 1981, o nome foi alterado para "South Orange Township Village" para tirar partido da distribuição das receitas Federais.

New Jersey é o quinto menor estado em área do país, superado apenas pelo Havaí, Connecticut, Delaware e de Rhode Island. Apesar de sua pequena extensão territorial, Nova Jérsei, com seus 8 414 350 habitantes, é o nono Estado mais habitado dos Estados Unidos. Por causa de sua grande população e de sua pequena área, Nova Jérsei é o Estado mais densamente habitado do país. Nova Jérsei destaca-se por ser o único Estado americano onde a maioria da população de todos os seus condados moram majoritamente em áreas urbanas.
New Jersey é um dos Estados americanos onde é grande a comunidade emigrande portuguesa.
A economia de New Jersey depende primariamente de seu setor de manufatura e da prestação de serviços de transporte. New Jersey é um dos Estados mais industrializados do país. Os produtos industrializados fabricados no Estado, bem como outros produtos produzidos em Estados vizinhos, são exportados através do seu porto , ao longo do Rio Hudson do Rio Delaware. Este porto é o segundo centro portuário mais movimentado do país, atrás apenas do porto de New Orleans, Louisiana. New Jersey é também um dos líderes nacionais da produção de produtos químicos.

New Jersey ao longo da História dos Estados Unidos foi berço de muitos homens e mulheres que se dintinguiram e cujo nome é património não só de New Jersey ,mas do mundo:

Selecionado famosos nativos e residentes:
Bud Abbott comediante;
Edwin Aldrin astronauta;
Joan Bennett atriz;
Jon Bon Jovi músico;
James Fenimore Cooper romancista;
Lou Costello comediante;
Stephen Crane escritor;
Allen Ginsberg poeta;
Jerry Lewis comediante e cineasta;
Norman Mailer romancista;
Richard Nixon presidente;
Philip Roth romancista;
Frank Sinatra cantor e actor;
Bruce Springsteen músico;
Sarah Vaughan cantor;
Bruce Willis actor;