quinta-feira, maio 07, 2009

BATOTO YETU na QUINZENA CULTURAL DE CASTRO VERDE

.
JUNTO À BIBLIOTECA MUNICIPAL
TIVEMOS UMA NOITE DE DANÇA
AFRICANA COM OS EXCELENTES
BATOTO YETU.


OS MÚSICOS DOS BATOTO YETU, JUNTO À TENDA FEIRA DO LIVRO

A Quinzena Cultural de Castro Verde ainda continua aqui no teu blogue.

A preocupação da organização desta Quinzena tem sido alargar a todas as sensibilidades e expressões de cultura.
Uma mistura de cultura popular onde a ruralidade da região tem a sua expressão maioritária em manifestações artisticas ,nuito apreciadas e de qualidade, com eventos de expressão mais urbana e já com publico interessado.

Para além destas, há que ter em conta a sensibilidadfe do povo português à africanidade, numa primeira vfase devido aos tempos da colonização, agora revista na consaguinidade com os povos das ex-colónias e da Africa em geral, e que se manifesta sempre que se está na presença da música africana.

Ninguém resiste ao som de um batuque, a um meneio de corpo, respondendo com acelaração do ritmo cardíaco, e com a vibração.

A Quinzena esta vez trouxe-no Africa à noite de Castro.
Trouxe-nos os MATOTO YETU.

QUEM SÃO AS BATOTO YETU?


A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) é uma organização sem fins lucrativos que foi implementada em Portugal em 1996 pelo coreógrafo e fundador Júlio Leitão e com o apoio da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e da Câmara Municipal de Oeiras.A BYP, sedeada no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, em Laveiras, Caxias, desenvolve desde essa data um trabalho de apoio junto das crianças e jovens da área metropolitana de Lisboa, e, mais concretamente, do Concelho de Oeiras.Tem como alvo primordial as crianças e jovens provenientes dos bairros suburbanos da grande Lisboa, estando aberta a todos os que se identificam com o seu ritmo e espírito. Naturalmente, as crianças e jovens luso-africanas são as que mais se identificam com o espírito da Associação, constituindo, como tal, a maior parte do corpo artístico da Batoto Yetu .

Neste grupo que hoje actuou em Castro Verde fazem parte jovens de com raizes em Cabo Verde,Angola,Guiné Bissau,Senegal e Africa do Sul.


"independentemente das condições económicas e sociais em que viva o indivíduo, o reconhecimento e valorização das raízes ancestrais é essencial para a consolidação da sua auto-estima."

Nada como as imagens e sons para que se veja como foi:


COMEÇOU PELO AQUECIMENTO DOS MÚSICOS


DEPOIS AS FRENÉTICAS BAILARINAS

POR FIM AS MATOTO YETU PEDIRAM ÀS PESSOAS QUE COM ELAS SANÇASSEM, HOUVE UM ÚNICA CORAJOSA.

As pessoas gostaran, quanto a mim cujstei a adormecer com aquele quente som africano a permanecer no subcosciente, quem sabe , prolongando-se também nos sonhos.