domingo, julho 26, 2009

11ª,FEIRA DA ALMA ALENTEJANA DE ALMADA

.
ESTÁ A DECORRER EM ALMADA A
11ª.FEIRA DA ALMA ALENTEJANA
DE ALMADA.

A reportagem que segue é de
autoria do amigo LUIS MOISÃO
com imagens de JOSÉ MOUTELA,
membro da nova direcção da
Alma Alentejana, recem em-
possada.



Após uma apresentação prévia pelo Presidente cessante da Alma Alentejana, Sr Joaquim Avó, que «passou o testemunho» aos novos membros que o rodeavam, também estes fizeram algumas apreciações, assim como as Entidades convidadas presentes (representantes da Câmara de Almada e Juntas de Freguesia).

A parte cultural teve início, como é da tradição , com um mini-desfile do Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Clube Recreativo do Feijó, cantando uma moda muito antiga: «Quando eu fui ao Jardim».

De seguida e em Palco, cantaram: Não quero que vás à Monda; Alentejo, Alentejo, Há Lobos sem ser na Serra; Ó Vizinha tem cá Lume, Srª de Guadalupe e Promessas - mais Modas foram sendo pedidas , mas este Grupo Coral tinha uma actuação marcada para Perolivas pelas 17h do dia seguinte (Sábado 25 Julho), pelo que, com pena sua, não puderam satisfazer os pedidos.

OS AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ EM PALCO COM O JOVEM PEDRO LUIS, NETO DE LUIS MOISÃO



De assinalar a presença em palco junto aos Amigos do Alentejo, do novo elemento do Grupo, o petiz Pedro Luis, que sabe e canta já as Modas Alentejanas todas - uma boa promessa da continuidade que se deseja, reforçada no desfile final de despedida com a Moda: «Vamos lá saindo», aqui com a participação de mais dois jovens da mesma idade, todos eles Netos de elementos do Grupo, que deram um «toque especial» ao evento.



Seguiu-se com ums «estreia» que se revelou brilhante ,em Palco, um Grupo Coral Instrumental recentemente criado e o novo reforço da Área Cultural da Alma Alentejana: «Trio Sabóia», que, parecendo «veteranos» em Palco, nos deliciaram a todos com as Modas: Almada Linda Cidade; Castelo de Beja; Comadre Maria Francisca; Vila de Frades; Roseira Enxertada; Na Estação de Loisianes; Alentejo Terra Bela e Rapsódia Alentejana. Antes de encerrarem com a Moda: «Vamos lá Saindo», tivemos


ainda uma outra rapsódia, agora com o acompanhamento instrumental da velhinha «flaita» Alentejana.

A Feira prossegue e mais crócinas aqui publicaremos à medida que os dias de Feira se forem sucedendo.