quarta-feira, julho 29, 2009

XI FEIRA DO ALENTEJO DA ALMA ALENTEJANA - CRÓNICA DO 3ºDIA

.
A XI FEIRA ALENTEJANA DA
ALMA ALENTEJANA DE ALMADA
CONTINUA A BOMBAR, AQUI
VAI O QUE ACONTECEU NO
3º.DIA.

O nosso blogue está atento, e presente na qualidade descritiva do nosso grande alentejno e amigo Luis Moisão.

Infelizmente não foi possivel a cobertura no 2º.dia do evento, onde actuaram com a qualidade que reconhecemos aos grupos "Despertar do Alentejo" de Campo Maior e o seu cante das saias, dos "Amigos das Harmónicas também de Campo Maior e do Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas .

Mas como no dizer do Luis Moisão "O Alentejo não tem fim", ele mesmo nos descreve como foi o 3º.dia da Feira.Passo-lhe a palavra:

As Fotos do 3º dia da Feira (Domingo 26 Julho),foram de novo gentilmente cedidas pelo nosso amigo Moutela, e referentes só à parte da Tarde .

"Neste 3º dia de Feira da Alma Alentejana na Escola Cacilhas Tejo em Almada, tivemos uma tarde cheia de Cante e Poesia Alentejana com os Grupos Corais Masculino e Feminino da Granja e o «novo» grupo Coral Instrumental da Alma Alentejana «O Trio e as Jóias da Alma Alentejana», que fizeram a sua «estreia» em Palco.

Aqui ficam as Modas cantadas:

1) Grupo Coral da Granja - 21 Homens (I Parte):
Guardo o meu Gado; Abre-te Campa sagrada; Linda Jovem Pastorinha; Francisquinha és tão linda.


2) Grupo Coral Feminino «As Flores de Abril» da Granja - 20

Mulheres - fundado em Abril de 2006:
Flores de Abril; Granja foste baptizada; As aleges andorinhas; Roseira enxertada; Fui à lenha.

3) Grupo Coral da Granja (II Parte):
Granja do Alto Alentejo; Banhada pelo Alqueva; Sai o Pombo do Pombal.
Seguiu-se uma breve intervenção de Poesia por um dos elementos do Grupo Coral e o
O POET DA GRANJA
Grupo acabou entoando a Moda: Quando um Homem está sózinho no seu Monte.

4) «O Trio e as Jóias da Alma Alentejana» - 3 instrumentos, 6 vozes masculinas e 5 femininas:

Venho da Ilha dos Vidros; Quero ir para o Altinho; Ó Filha vai-te deitar; Avôa, Pombinha Avôa e A Mariana Campaniça .
De permeio «Chico Fialho» brindou-nos com a narração de uns «Versos iniciados em 1918 e em 1919 acabados» sobre uma pequena «guerra civil» ocorrida no «Monte da Ferradura».

XICO FIALHO E OS VERSOS E A GUERRA NO MONTE DA FERRADURA...



Nota: este Grupo foi formado exactamente para animar esta Feira da Alma Alentejana, sendo constituído por elementos do «Trio Sabóia», do Coral Etnográfico «Amigos do Alentejo» do CRFeijó (que tão brilhantemente cantaram na abertura da Feira no dia 24 Julho) e por algumas Cantadeiras da Alma Alentejana

À NOITE HOUVE MAIS FEIRA

Após uma muito animada tarde de Cante Alentejano neste 3º dia da Feira da Alma Alentejana se seguiu-se uma não menos animada «noite Alentejana», agora com o pessoal de Vale de Vargo:
1)Grupo Coral «Os Camponeses» de Vale de Vargo - 20 homens:

Portugal és Pequenino (Moda de autoria de um dos fundadores deste Grupo Coral - Arnaldo Seita e Seita); É tão lindo ouvir no Campo; Onde vás ó Camponesa; Já la vem o Barco à vela; Que bonito não seria.

Segui-se um momento de Poesia, com lindas Décimas feitas e ditas por António Fernandes Cândido, mais conhecido pelo «Emproado», como ele próprio nos referiu. O Grupo retomou com a s Modas: Ó Ana e Ribeira do Enxoé (esta última da autoria do principal fundador deste Grupo Coral em 1952, já falecido, Sr António Ascensão Galego, por sinal Pai de uma das Cantadeiras da Alma Alentejana);

1)Grupo Coral Feminino «As Papoilas do Enxoé» - 18 Mulheres

Ó Águia que vais tão alta; Toma Amor esta Laranja; É tão lindo ver no campo; Olha o Passarinho que bem que canta; O Mineiro; A minha Tia é Padeira.

De seguida, com a chamada ao Palco do Grupo Masculino que tinha acabado de actuar, e ainda das 3 Cantadeiras da Alma Alentejana naturais de Vale de Vargo (Florinda, Domicília e Albertina), cantaram:
Ó Serpa de Guadalupe e Meu Lírio Roxo do Campo - com acompanhamento de todo á assistência alentejana (e não só) que encheu por completo o recinto.
E é assim que..

O ALENTEJO NÂO TEM FIM!!!