terça-feira, agosto 18, 2009

CABEÇÃO

.
A VILA DE CABEÇÃO, NO ALTO
ALENTEJO, CONCELHO DE MORA,

É UMA LOCALIDADE DE BELA
APARÊNIA E DE GENTE HOSPI-
TALEIRA E SOLIDÁRIA.



Conheci a Vila de Cabeção este ano, num enontro mensal de antigos companheiros da TAP, almoçamos lá e numa volta pela vila ,ciceronada pelo meu amigo Vieira,natural de Cabeção, captei então imagens que hoje revelo aqui no nosso blogue.





Breve Historial Da Vila De Cabeção

Embora de certa antiguidade e fundada, ao que parece, pelos cavaleiros da Ordem Militar de S. Bento de Avís, em data incerta do reinado de D. Afonso II, posteriormente a 1211, Cabeção, apenas teve a dignidade de vila, no ano de 1578, e a outorga foral simultâneo, concedido pela chancelaria de D. Sebastião. Este mesmo monarca por provisão real, concedeu ao povo cabeçanista, o privilégio de utilização, livre, do seu célebre pinhal, podendo servir-se das terras e colher pinhas, sem constrangimento judicial, direito que foi confirmado por D. Pedro II e D. Maria I e pelo marquês de Alegrete.

A alcaidaria-mor da vila esteve ocupada por D. Luís de Lencastre, casado com D. Filipa de Meneses, filha dos segundos condes de Sortelha (1574-1613) e, mais tarde a mesma governança passou aos fidalgos Castelo-Branco, condes de Vila Nova de Portimão.

O concelho foi extinto em 1836 e anexado ao de Pavia, passando, dois anos depois, por Carta de Lei de 17 de abril, simultaneamente com esta última povoação, a fazer parte integrante do Concelho de Mora.

Assim, Cabeção situa-se no coração do Concelho de Mora, um vasto paraiso no Alentejo.A paisagem da região é marcada pela linda vila no centro e com campos de cereais em redor, pastagens e manchas notáveis de floresta de pinheiro, sobreiro e azinheira. Olival, vinha, culturas regadas, como o tomate, completam a imagem desta região.

A Vila de Cabeção, com 1259 habitantes (censos de 2001), Segundo a tradição, a actual Vila teve a sua origem numa quinta denominada de S. Salvador do Mundo, fundada pela Ordem de Avis.

Em termos ambientais, Cabeção pode considerar-se como uma das regiões melhor preservadas de Portugal. Paisagem, fauna, flora, património histórico e identidade cultural fazem de Cabeção uma vila com uma personalidade unica, valor que a distingue de tantas outras vilas alentejanas.

Cabeção é reconhecida internacionalmente pela sua Pista de Pesca Desportiva, situada na Ribeira da Raia, pelos seus excelentes restaurantes e pelo seu vinho, feito em pequenas adegas, em talhas de barro, segundo métodos tradicionais.

De realçar ainda que parte do território da freguesia pertence ao "Sítio Cabeção", que é uma área proposta para integrar a Rede Ecológica Europeia (Rede Natura 2000). A selecção deste Sítio prende-se com o facto de possuir valores naturais representativos da biodiversidade do território nacional e por isso importantes para a conservação da natureza, ao nível da União Europeia.


A Vila tem acolhedoras praças







Ruas cuidadas



E edificios de bela traça e hist+oria


Como a Igreja da Misericórdia

A irmandade da Misericórdia de Cabeção foi fundada nos últimos anos do século XVI, verificando- se que já tinha existência em 1597. Apesar disto, o livro mais antigo que se conserva no seu arquivo data de 1656, no entanto documentos da Misericórdia de Mora datam-na do século anterior.


Teatro da Vila de Cabeção

O edifício do antigo teatro da Vila de Cabeção é um dos poucos exemplares existentes, em Portugal, de edifícios culturais da corrente artística Arte Nova, muito em voga no início do século. Com uma forte carga decorativa tanto exterior como interiormente, este imóvel teve já as funções de cinema e centro cultural; actualmente, no entanto, encontra-se encerrado e sem perspectivas futuras a não ser a de uma progressiva degradação, causada pelo abandono a que está votado




Cabeção é uma Vila a rever, irei decerto lá voltar.