sábado, agosto 22, 2009

CASTRO VERDE visto de LENÇÓIS PAULISTA

.
GRAÇAS à NET, A COMUNICAÇÃO
ENTRE AS PESSOAS TEM VINDO
A TRANSFORMAR O MUNDO, AS
RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS.

Castro Verde chega a casa das pessoas de países e localidades que nem sonhávamos que existian, através do nosso blogue.

Ontem recebemos a "visita" de um cibernauta de uma cidade do Estado de São Paulo, Brasil, com um nome curioso - LENÇOIS PAULISTA.

O nosso visitante é descendente de portugueses, avó alentejana, (já falecida) que ele diz ser de uma localidade perto de Amareleja que ele diz desconhecer o nome.

Diz que descobriu o nosso blogue há tempos, e que nos visita quase diariamente, gostando muito de vêr os filmes dos grupos corais, que lhe causam muita curiosidade.

O nosso blogue prestigia o nosso visitante divulgando a sua terra natal:


A cidade chama-se Lençóis Paulista
Município de Lençóis Paulista

"Cidade do Livro"


Lençóis Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º35'55" sul e a uma longitude 48º48'01" oeste, na região centro-oeste do Estado. A cidade está a uma altitude de 550 metros. Sua população estimada em 2008 era de 62 594 habitantes.

Possui a maior biblioteca do interior de São Paulo, uma instituição de ensino superior e uma escola técnica do SENAI.


História
Fundado em 28 de abril de 1858 (151 anos)

Geografia
Seu território é drenado pelas águas do Rio Lençóis, que é inclusive o manancial responsável pelo abastecimento de água da cidade. Seu clima é tropical de altitude, com máximas próximas a 38°C entre novembro e fevereiro, e mínimas próximas a 4°C entre junho e agosto.

Os municípios vizinhos de Lençóis Paulista são Macatuba, Pederneiras e Agudos ao norte; Borebi a oeste; Avaré e Botucatu ao sul; e Pratânia, Areiópolis e São Manuel a leste.


A base econômica do município é a indústria, com destaque para a produção de açúcar, álcool, celulose, óleo, estruturas metálicas e alimentos. Na agricultura, destacam-se as produções de cana-de-açúcar, milho, feijão e madeira. O comércio, por muitos anos subordinado ao município vizinho de Bauru, hoje passa por um período de expansão, com o Lençóis Paulista Shopping.

Filhos ilustres da cidade

Orígenes Lessa - escritor
Guilherme Leme - ator
Claudinei Quirino - velocista