terça-feira, agosto 04, 2009

XIª.FEIRA DA ALMA ALENTEJANA DE ALMADA - ULTIMO DIA

.
PODE DIZER-SE QUE TERMINOU EM
GLÓRIA A XI FEIRA DA ALMA
ALENTEJANA DE ALMADA.

Porque foram os artistas da casa a subir ao palco, a mostrar a sua arte, o seu empenho, a sua entrega, a sua capacidade de ousar.

A Alma Alentejana é um grande exemplo da capacidade de fazer dos alentejanos, quer na divulgação da sua identidade cultural ,intelectual e recreativa, quer na solidariedade social, com um grande trabalho na área de apoio aos idosos, prestando no momento cuidados a 32 acamados . Emocionei-me ao ouvir um dos seus novos dirigentes -José Rabaça, divulgar que muitas das Cantadeiras da Alma Alentejana que acabavam de actuar, elas próprias, diàriamente percorrem as habitações dos acamados a dar-lhes assistência .
JOSÉ RABAÇA, FALANDO SOBRE AS ACTIVIDADES DA ALMA ALENTEJANA

A sala voltou a encher-se


Neste ultimo dia o espectáculo iniciou-se com as Cantadeiras da Alma Alentejana, que subiram ao palco sob fortes aplausos,e com um reforço de qualidade - o jovem neto de

Luis Moisão, que mais tarde cantaria o inicio da moda "ALQUEVA".



Começaram por interpretar um belo poema criado poe um poeta alentejano a viver no Canadá, duma grande profundidade temática enquadrada por uma beleza melódica muito feliz.
Ouçam ,pois, "O ALENTEJO NÃO TEM FIM":

QUE É JÁ UM "EX-LIBRIS" DAS CANTADEIRAS.

As Cantadeiras apresentarem ainda:
"Somos da terra do pão",,"Que bonito não seria", "Alentejo como eu te adoro","Terra mãe do bom coração","Chegaste ao Alentejo" e "Alqueva"

Depois, subiram ao palco, o Presidente cessante da Alma Alentejana ,Joaquim Avó, o Afonso, do Grupo Coral Amigos do Alentejo do Feijó,padrinho das Cantadeiras e com eles e o Luis Moisão,todos cantaram em unissono "Alentejo és nossa terra":



A Alentejanidade soltou-se e viram-se muitos olhos a humedecer entre os presentes, enquanto trauteavam o "Hino" do seu Alentejo.

Depois o Grupo dos Cavaquinhos da Alma Alentejana trouxeram os sons tão caracteristicos dos seus instrumentos, também eles a recordarem o Alentejo.



Depois vieram as Sevilhanas,que com o seu salero ,o seu requebro:



a sua alegria, as garridas côres dos seus vestidos



a ousadia das bem executadas coreografias



fizeram vibrar a plateia.


AQUI A CANTADEIRA DA ALMA, LUISA, COM UM BÉBÉ UCRANIANO AO COLO, QUE SE ESPERA ,VENHA A GOSTAR E A CANTAR O ALENTEJO

No final todos se envolveram em entusiastica confraternização, ansiando já pela peóxima edição da Feira,