segunda-feira, setembro 21, 2009

FESTA ALENTEJANA NO SEIXAL

.
REALIZOU-SE NO PASSADO DIA
12 DE SETEMBRO A FESTA DO
26º.ANIVERSÁRIO DO GUPO
CORAL DOS TRABALHADORES
DA AUTARQUIA DO SEIXAL.

O nosso blogue recebeu através do amigo Luis Moisão a descrição do que lá se passou:

"O Grupo Coral Etnográfico «Amigos do Alentejo» do Clube Recreativo do Feijó (Almada) esteve presente na festa do 26º Aniversário do Grupo Coral dos Trabalhadores da Autarquia do Seixal, no passado dia 12 de Setembro (Sábado), pelas16horas, nas instalações (magníficas) do Independente Futebol Clube «O Torrense», na Torre da Marinha (Seixal).

Antes do início das actuações, o coordenador do grupo aniversariante chamou ao Palco as entidades camarárias do Concelho, e ainda os representantes da MODA, messa qualidade o senhor Afonso falou sobre o que é a MODA e destacou as acções desenvolvidas pela mesma e objectivos em curso e futuros e da Casa do Alentejo, Sr. Manuel Martins, que realçou a importância destes encontros de Cante Alentejano e a disponibilidade da Casa do Alentejo, numa «casa que é de todos os Alentejanos», no apoio a todos os Grupos Corais e Alentejanos.

Estiveram presentes 5 Grupos Corais Alentejanos, que pela seguinte ordem nos presentearam com 5 Modas cada um:

1º- Coral dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal (Fundado 1982): Mondadeira Alentejana/ Rosa Branca tu não vás/ Eurora tem um menino/ Além do Rancho Grande/ Não quero que vás à Monda;
2º- Coral da Cabeça Gorda: Portugal não tem idade/ Ó minha Pombinha branca/ Tenho lá no meu quintal/ É tão grande o Alentejo/ Os Trabalhadores;
3ª- Coral «Lírio Roxo» - Paio Pires (Seixal - Fundado em 1998): O passarinho/ Sai a Pomba do pombal/ Quando eu era Ganhão/ A barragem do Alqueva/ Planície Alentejana;
4º- Coral dos Reformados de Ferreira do Alentejo (Fundado em 1996): Toda a bela noite/ Ó minha Pombinha branca/ Já morreu quem me lavava/ Pelo toque da Viola/ Hino «Os Reformados»;
5º- Coral Etnográfico «Os Amigos do Alentejo» (Feijó-Almada, fundado em 1986): Quando eu fui ao jardim/ Alentejo como eu te adoro/ Ó vizinha tem cá lume/ Ó que linda Pastorinha/ Srª de Guadalupe.
Nota: seguiu-se o cante da Moda: «Alentejo és nossa Terra», considerada como que o Hino do Alentejo, com todos os Grupos em Palco acompanhados por toda a sala que se apresentava bem «colorida» e vibrante.

Um Jantar de confraternização entre os Grupos participantes no evento, seguido de vários cantes pelos grupos e o respectivo Cante de Parabéns encerraram esta bela tarde de Cante e Convívio Alentejano
".

O Alentejo não tem fim