terça-feira, outubro 06, 2009

FEIRA DE CASTRO 2009


.
A FEIRA DE CASTRO É O
ACONTECIMENTO DE MAIOR
IMPORTÂNCIA NA TRADIÇÃO
DE CASTRO VERDE.

Quando em castrense se refere a qualquer evento acontecido ou a acontecer, esclarece sempre- antes da feira, ou, depois da feira-.

A Feira de Castro 2009 acontece este ano nos dias 17 e 18 de Outubro. É a última grande feira do sul, que no terceiro fim-de-semana de Outubro, traz a Castro Verde gente das mais diversas regiões do país.

A Feira de Castro é uma data no calendário dos castrenses que tiveram de emigrar para o estrangeiro ,ou, tão só, partir para trabalhar em outras regiões do País, marcada para voltarem à terra e reverem família ne amigos, que se certeza encontrarão nas subidas e descidas da rua Fialho de Almeida, também conhecida pela rua da Feira...

Instituída por Filipe II, em 1620, a Feira de Castro depressa se transformou na principal feira do sul do país, primeiro de gado, depois de mil e uma mercadorias, manufacturas e produtos da terra, animando o comércio local e regional.

Bem gostaria de voltar a vêr a o gado voltar a animar a corredora como dantes e a feira não serf apenas um somatório de barracas de venda.

Encerrando, invariavelmente, numa tradição que se perpetua, no terceiro domingo de Outubro, a feira mantém vivos alguns elos com o passado, desde o tradicional arraial de gado à venda dos produtos do pequeno comércio e da indústria familiar, das mantas de lã aos queijos, dos frutos secos aos artefactos da latoaria, das quinquilharias às loiças de barro, das alfaias agrícolas ao mobiliário rústico.

Programa:

Dia 18

Arruada de Bandas Filarmónicas

Desfile de Bandas Filarmónicas pelas principais artérias de Castro Verde e ruas da feira, onde
participam a Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro e outras bandas convidadas.
Local: Praça da República e Ruas da Feira
Horário: Às 11h00 e às 14h00


Grupo Folclórico Etnográfico "Amigos do Montenegro"
Proveniente do concelho de Faro, o Grupo Folclórico Etnográfico Amigos do Montenegro, vai presentear todos aqueles que visitarem Castro Verde nesta Feira, com o tradicional folclore
algarvio, apresentando-se os seus elementos vestidos com réplicas de trajes domingueiros usados em meados dos anos vinte, e com os antigos trajes de trabalho e de profissões tradicionais da região algarvia.
Local: Junto ao Cine-Teatro Municipal
Horário: 15h00

Planície a Cantar - Desfile de Corais

Numa homenagem ao mundo rural e às polifonias alentejanas, os corais desfilam pelas ruas
principais da vila, cantando a vida, a planície e o trabalho.
Local: Rua D. Afonso I e Praça da Liberdade
Horário: 16h00
XVIII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão
18/10/2008 - 18/10/2008
A Feira de Castro é sinónimo de encontro com o baldão, proporcionando o encontro e o
convívio entre antigos cantadores. Em prol da tradição e da sua preservação, o som da viola
campaniça volta a unir-se, ao baldão e ao cante ao despique.
Local: Fórum Municipal
Horário: 21h00
.