quinta-feira, novembro 12, 2009

FESTA DO VINHO E DA CULTURA POPULAR EM ERVIDEL

.
É JÁ NESTE FIM DE SEMANA
QUE SE REALIZA A FESTA
DO VINHO E CULTURA POPU-
LAR DE ERVIDEL



VIN&CULTURA 2009

Festa do Vinho e da cultura popular em Ervidel

Nos próximos dias 14 e 15 de Novembro, a freguesia de Ervidel (concelho de Aljustrel) vai estar em festa.

As adegas abrem as suas portas aos apreciadores de vinho, os espectáculos musicais enchem as ruas desta aldeia, mas também os produtos regionais, as iguarias e a típica gastronomia alentejana vão fazer as delícias do público.

Para celebrar o S. Martinho, e pelo oitavo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Aljustrel organiza a Vin&Cultura, uma iniciativa que conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Ervidel, dos produtores e movimento associativo locais e população em geral.

Neste fim-de-semana, a autarquia aproveita para, de forma criativa, promover todas as potencialidades de desenvolvimento, associar economia (produção de vinho) e cultura (a música, a gastronomia e o convívio) para valorizar o mundo rural, contribuindo assim, para afirmar Ervidel como um local produtor de vinho de excelente qualidade, com alguns prémios já ganhos no estrangeiro.

Assim, grande vai ser a animação desta aldeia. Enquanto que uns desfilam pelas ruas,
COMO O GRUPO CORAL MARGENS DO ROXO
indo de adega em adega, e provando aqui e ali, a nova colheita, acompanhados de animação musical; outros desfrutam, no Largo da Liberdade, dos espectáculos dos grupos corais, folclóricos e de poesia popular. Alguns aproveitam também para comprar nas barraquinhas alguns produtos regionais e peças de artesanato, ou mesmo, na adega colectiva, saborear o vinho das sete adegas ali representadas, regalando-se com suculentos petiscos, num salutar convívio.

Outros ainda descobrem, no antigo lagar de Ervidel, como se processa e produz o azeite de forma tradicional, ou visitam o Núcleo Rural do Museu de Aljustrel, onde encontram uma réplica de uma casa típica alentejana, bem como todas as alfaias e utensílios para a produção do pão desde a sementeira à cozedura. Já os mais interessados pela agricultura podem assistir, no auditório do Centro Cultural, recentemente inaugurado, aos colóquios promovidos pela organização.

Mas Ervidel é também uma genuína aldeia rural que, com as suas emblemáticas chaminés, a sua arquitectura típica e a hospitalidade calorosa das suas gentes, tem vindo a conquistar, de ano para ano, cada vez mais gente de vários pontos da região e turistas.

Percorrer as adegas, provar bom vinho e petiscos, animado pelo cante alentejano e a música popular, descobrir o artesanato e os encantos desta aldeia alentejana, são pois, boas razões para ir até Ervidel no fim-de-semana 14 e 15 de Novembro