terça-feira, novembro 10, 2009

"sonoridades & sabores 2009"

.

Sonoridades & Sabores 2009

“Sonoridades & Sabores” 2009
RECORDAR O PASSADO COM PETISCOS E MÚSICA TRADICIONAL

Não deixar cair no esquecimento as tradições e gastronomia do concelho de Odemira é o grande objectivo da iniciativa “Sonoridades & Sabores”, que irá decorrer entre os meses de Novembro e Dezembro, em restaurantes das localidades de Vale Ferro, Monte da Estrada (ambas na Freguesia de Relíquias), Castelão (Freguesia de S. Luís) e Cortes Pereiras (Freguesia de Santa Clara-a-Velha).



Esta iniciativa repete-se pelo terceiro ano consecutivo, depois do imenso sucesso conhecido nas edições anteriores. A organização do evento pertence ao Município de Odemira e à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.


Através da iniciativa “Sonoridades & Sabores”, pretende-se revitalizar os animados serões nas tabernas das vilas e aldeias, nos quais se saboreavam verdadeiros petiscos, entre amigos e familiares, ao som do acordeão, da viola campaniça, do cante ao baldão e do despique, que caíram em desuso, passando a fazer parte das memórias dos mais velhos.

No dia 21 de Novembro, o Café Porfírio, em Vale Ferro, na freguesia de Relíquias, abre o programa das “Sonoridades & Sabores”. No dia 5 de Dezembro, o anfitrião será o Café Restaurante “A Seara”, no Monte da Estrada, freguesia de Relíquias, segue-se no Castelão, freguesia de S. Luís, a Taberna da “Ti Judite”, no dia 19 de Dezembro. A iniciativa encerra em Cortes Pereiras, freguesia de Santa Clara-a-Velha, na Casa dos Petiscos, no dia 26 de Dezembro.
Para além dos espectáculos de Cante ao baldão e a despique, acordeão e poesia popular, também não vão faltar deliciosos pratos e petiscos, tais como queijos e enchidos regionais, orelha de coentrada, feijoada de javali, rojões de porco preto com migas, entre muitos outros.
Deixe-se envolver pela música tradicional enquanto saboreia deliciosos petiscos em vários restaurantes do concelho de Odemira. Bom apetite!