segunda-feira, dezembro 14, 2009

EM CASTRO VERDE, DIA 16, JORGE SERAFIM VAI ESTAR NA BIBLIOTECA MANUEL DA FONSECA

.
"CASTRO LÊ +, COM
JORGE SERAFIM



Hora: 21h00
Local: Biblioteca Escolar

Público-alvo: comunidade educativa do Agrupamento Escolar

Organização: Biblioteca Escolar EB 2,3
Colaboração: Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca


Jorge Serafim, poeta contador de histórias, é natural de Beja e exerceu funções na Biblioteca Municipal onde reforçou e refinou o gosto pela leitura e pela escrita, nos seus mais variados registos. Da poesia ao humor passando pela música, este autodidacta é conhecido do público pelas várias participações no programa “Levanta-te e Ri”, onde deu a conhecer um humor incomparável transmitido através de uma linguagem marcadamente popular.

Recentemente, lançou o livro de poesia “A sul de ti” e dedica-se a contar histórias pelo país e pelo mundo associando esta arte à promoção do livro e da leitura. Decidido a manter tradição, este jovem alentejano aposta no estilo antigo, de uma forma intimista e pessoal, para que assim se possa tirar todo o partido da magia dos contos. Dono de uma linguagem corporal e de uma dinâmica ímpares, Serafim consegue envolver o público que o rodeia pois se quem conta um conto acrescenta um ponto, Jorge Serafim acrescenta dois ou três.

Tenho em mim que as palavras repõem os sentidos à beira-mar do corpo. Fazem temperatura. Reinventam a meteorologia. Traçam geografias. Escavam caminhos nos sentimentos. As palavras dão uso aos homens. Amadurecem-nos. As palavras serão frutos se os homens forem árvores. E que a rega da fala cumpra o seu dever. Aguar para respirar.”