quarta-feira, dezembro 09, 2009

O GRUPO CORAL DA CASA DO ALENTEJO DE TORONTO FEZ 25 ANOS

.
O GRUPO CORAL DA CASA DO
ALENTEJO DE TORONTO FOI
HOMENAGEADO PELOS SEUS
25 ANOS A DIVULGAR O
CANTE ALENTEJANO NO
CANADÁ.



O nosso blogue sempre atento a todos eventos que contribuam para o conhecimento das coisas do Alentejo, deixa aqui uma saudação especial ao Grupo Coral da Casa do Alentejo de Toronto, mas também à Casa do Alentejo de Toronto, que com muito trabalho, muita, e amor à sua região, criatividade tem vindo a espalhar alentejanidade por terras do Canadá.

O Sábado dia 28 de Novembro, foi uma data memorável para a Casa do Alentejo de Toronto e o seu grupo coral, que celebrou 25 anos de existência e foi por isso que justamente foi homenageado, teve uma bonita festa bem portuguesa, bem alentejana.

Teve um jantar regional servido em buffet, com os manjares alentejanos que conhecemos, e que assinalou também o dia da matança do porco à moda alentejana.

"Depois do suculento repasto, o mestre de cerimónias, José Mário Coelho, convocou ao palco o presidente da agremiação, Armando Viegas, que afirmou sentir-se muito orgulhoso de ter sido presidente da Casa do Alentejo quando o grupo nasceu e agora, na celebração dos seus 25 anos. "

Foram recordadas as muitas actividades que o grupo desenvolveu ao longo destes 25 anos e manifestados os agradecimentos a todos os que foram contribuindo para o êxito do Grupo

"Durante o serão, o Rancho Folclórico Infantil da Casa do Alentejo apresentou quatro danças em homenagem ao grupo aniversariante, assim como o Rancho Folclórico Etnográfico da Casa, com excelentes actuações demonstrativas da riqueza do folclore alentejano."

"Depois de um intervalo, Bia Raposo, uma das fundadoras e pilar do grupo, subiu ao palco e chamou junto a si os fundadores Raul Raposo, Bento Mestre e Luís Figueira e leu um resumo da actividade deste coral."

Conforme destacou, o grupo nasceu em Setembro de 1983, tendo sido necessário vencer vários obstáculos para, em seis meses, estar pronto para a estreia. Esta deu-se a 19 de Fevereiro de 1984, durante o almoço inaugural da I Semana Cultural Alentejana, perante 600 pessoas, numa justa divulgação do cantar alentejano,

Foi depois lida a primeira acta do grupo coral, indicando os nomes dos sócios fundadores.

Esta introdução deu o mote para a entrada em palco dos elementos do coral masculino,

que interpretou quatro modas, seguindo-se depois os elementos femininos para a interpretação de três temas.


Por ultimo os dois grupos juntaram-se , e emtoaram o com o canto que deu título ao primeiro CD do grupo, "Alentejo, te amo".

Receberam uma calorosa ovação de pé, assim como os parabéns do presidente Armando Viegas, que destacou a acção destas "30 pessoas no palco a cantar alentejano" e lançou um apelo "para que este dia seja o começo de uma nova etapa para o grupo coral e a Casa do Alentejo".

Foram ainda recordados os nomes dos membros falecidos, tendo sido guardado um minuto de silêncio, seguido da entoação do hino da Casa do Alentejo, pelo grupo coral.

Subiram depois ao palco, Bia Raposo, Rosa de Sousa e a vice-presidente, Lurdes Oliveira, que entregaram as placas comemorativas dos 25 anos aos elementos do coro.

Esta festa de homenagem terminou com a actuação de Mano Belmonte, artista que esteve presente aquando da estreia do grupo e que, como indicou José Mário, "é uma referência na nossa comunidade".

É por vontades e eventos como este que "o Alentejo não tem fim"!!!