terça-feira, março 09, 2010

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE PEDRO SOLÁ

.
HOJE AO FIM DA TARDE INAUGURA-SE
NO FORUM MUNICIPAL DE CASTRO
VERDE, A EXPOSIÇÃO DE PINTURA
DE PEDRO SOLÁ


Exposição “Azul Profundo” - Pintura de Pedro Solá - Castro Verde



Exposição de pintura “Azul profundo”, do artista Pedro Solá. O evento está marcado para hoje dia 9 de Março de 2010, pelas 18h00, no Fórum Municipal de Castro Verde.

Os trabalhos de Pedro Solá poderão ser vistos até ao dia 3 de Abril, de 2ª a 6ª entre as 9h00 e as 13h00 e, das 14h00 às 20h00. A exposição pode também ser visitada aos Sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

São imensos os registos que o autor já materializou no papel ou na tela, a aguarela, ou a óleo. Registos, que são como o abrir de um caderno de viagem que abriga a paisagem de uma história experimentada.

O jogo formal e da cor encoraja e realça os instantes luminosos em constante mutação, anuncia o alvorecer cristalino duma ilha encantadora, com cores límpidas contrastantes - a água e o céu azul translúcido, com tons intermédios esverdeados e, na terra, as cores quentes surgem com muitas tonalidades amarelas, laranjas e vermelhas. Encaminha-nos para sensações do odor da maresia, e pode mesmo surpreender-nos com a presença de um vento do norte, ou de uma simples brisa. Este é o culminar de um trabalho, de uma viagem, de uma paragem no Azul Profundo.

«Solá na sua obra, engrandece a natureza - a paisagem marítima e terrestre, os grandes leitos de água do rio e do mar, as florestas, as flores coloridas que se multiplicam nos campos e também o mundo rural com os seus homens e mulheres na lavoura, os pescadores, os momentos lúdicos do convívio onde se bebe um copo, os miúdos na galhofa, a expressão da harmonia entre os povos, a solidariedade, a paz e o amor dos apaixonados».

A exposição é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, do Museu Jorge Vieira e, do Museu da Horta.