domingo, maio 30, 2010

CASTRO VERDE - COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DOS FORAIS DE CASTRO VERDE E CASEVEL.

.
CASTRO VERDE VAI ESTAR DE NOVO
EM FESTA, COMEMORANDO OS 500
ANOS DOS FORAIS DE CASTRO E
CASEVEL



O nosso blogue vai estar no terreno a participar e a dar ciência e imagens do que vai acontecendo.

Aos nossos amigos e leitores castrenses, alentejanos em geral e amigos do Alentejo por esse mundo fóra, que nos acessam diàriamente de Lisboa, Almada, Setubal,Porto,Faro,Lagos,Viseu,Santarem,Évora,Amadora,Funchal,São Miguel nos Açores (estou a referir os que mais nos visitam em Portugal) e fóra do País ,da Suiça - Carouge en Geveve, Lucerne,Zurich,Stein-am-Rhein,Lausanne; da França - Lyon,Ivry-sur-Seine,Paris,Belfort,Carcassone; de Inglaterra -Londres,Brighton; do Canadá - Toronto (especialmente da Casa do Alentejo de Toronto) ,Vancouver; do Brasil ,de onde temos um mundão de visitantes de quase todo o Brasil, especialmente de - Rio de Janeiro,Salvador,São Paulo,Belo Horizonte,São João Del Rey,Ipatinga e muitos outras localidade, dois Estados Unidos da América, de onde recebemos visitas diárias de ,pasme-se, Beverly Hills ,San Diego,Nova York,Miami,Fort Lauderdale etc.,
chamanos a atenção para estas festas de atribuição dos forais, de que darei diariamente noticias e imagens.

500 anos da Doação dos Forais de Castro Verde e Casével: De 2 a 5 de Junho, Desfile Histórico, Feira da Terra, Música de Época, Teatro


No decorrer das Comemorações dos 500 anos da Doação dos Forais de Castro Verde e Casével vai realizar-se, entre os dias 2 e 5 de Junho, um programa de actividades onde se contemplam diversas àreas, da música, ao teatro, das exposições à animação de rua.

No dia 2, a Companhia de Teatro A Barraca apresenta “O Pranto de Maria Parda”. Uma peça encenada e interpretada por Maria do Céu Guerra onde uma velha mulata bêbeda – Maria Parda - exorciza o drama da fome através do vinho e do humor mordaz.

Segue-se, no dia 3, a abertura da Mostra de Gado Autóctone, no Pavilhão de Exposições da Associação de Agricultores do Campo Branco, e um conjunto de apontamentos musicais pelos alunos e professores do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde, Banda Filarmónica 1º de Janeiro e Grupo de Dança Pédexumbo de Castro Verde, agendados para as 11h00, em Casével, localidade que assistirá, posteriormente, à Entrega Simbólica do respectivo Foral ao executivo da Junta de Freguesia peças crianças da escola.

Depois de Casével é Castro Verde que, entre as 15h00 e as 19h00, recebe todo um conjunto de apontamentos musicais, agendados para diferentes locais da vila.

Para a noite fica reservado o concerto com Alexandre Gabriel e Gonçalo do Carmo. Um duo que interpretará temas de inspiração celta e do imaginário medieval, atravessando a música tradicional de vários países da Europa. A actuação está marcada para as 21h30, no Cineteatro Municipal.

No dia 4, o destaque vai para "A Praça em 1500”, a decorrer a partir das 20h00, no espaço entre a Praça da República e Praça da Liberdade. Uma iniciativa que pretende recriar o ambiente histórico vivido em 1500, através de diferentes representações de época e com recurso a animação de rua pelos Strella do Dia e Circo de Danann.

No dia 5, integra o programa um Desfile Histórico, com saída da Praça da Liberdade, pelas 15h00, que visa recriar a hipotética visita de D. Manuel I a Castro Verde no ano de 1500, levado a cabo pelos alunos do concelho que desfilarão vestidos a rigor, e onde sobressai também a participação da Charanga da GNR.

O desfile termina no Largo da Feira, local onde decorrerá, um conjunto de actividades, com destaque para as Cavalhadas, e onde se dinamizam diferentes espaços de comes e bebes.

Para o dia 5, está ainda agendada a Feira da Terra. Uma iniciativa que decorrerá ao longo de todo o dia, entre as 09h00 e as 20h00, e onde estarão à venda diferentes produtos tradicionais, como hortaliças, pão caseiro, mel, vinho, artesanato local e outras particularidades da região.

Castro Verde assinala 500 Anos da Doação dos Forais de Castro Verde e Casével

2010-05-27
Castro Verde assinala 500 Anos da Doação
dos Forais de Castro Verde e Casével com
programa de actividades


SINTESE:

2 JUN

O Pranto de Maria Parda

Companhia de Teatro A Barraca

Encenado e interpretado por Maria do Céu Guerra, “O Pranto de Maria Parda” é uma “lamentação” na boca de uma velha mulata bêbeda que exorciza o drama da fome através do vinho e do humor mordaz.

21h30 • Cineteatro Municipal de Castro Verde

3 JUN

Mostra de Gado Autóctone

9h às 19h • Pavilhão de Exposições da Associação de Agricultores do Campo Branco

Apontamentos Musicais em locais distintos da vila (Casével)

Conservatório Regional do Baixo Alentejo - Secção de Castro Verde/ Grupo de Dança Pédexumbo de Castro Verde

Entrega simbólica do Foral de Casével ao Executivo da Junta de Freguesia pelas crianças da Escola de Casével

11h às 12h30 • Casével - Largo de S. Fabião

Apontamentos Musicais em locais distintos da vila (Castro Verde)

Conservatório Regional do Baixo Alentejo - Secção de Castro Verde/ Banda Filarmónica 1º de Janeiro / Grupo de Dança Pédexumbo de Castro Verde

15h às 19h • Castro Verde (Praça da República. Praça da Liberdade. Praça Adriano Correia de Oliveira. Aparthotel do Castro. A Esteva. Pavilhão de Exposições da Associação de Agricultores do Campo Branco. Largo da Feira. Jardim do Padrão. Jardim e Parque Infantil)

Alexandre Gabriel & Gonçalo do Carmo

Duo de Música Antiga, Folk e Celta

Tendo como ponto de partida a procura e redescoberta de sonoridades antigas, Alexandre Gabriel & Gonçalo do Carmo interpretam temas de inspiração celta e do imaginário medieval, atravessando a música tradicional de vários países da Europa.

21h30 • Cineteatro Municipal de Castro Verde

4 JUN

A Praça em 1500

Animação de rua que pretende recriar o ambiente histórico vivido em 1500, envolvendo a Praça da República e a Praça da Liberdade, em Castro Verde, através de diferentes representações de época e com recurso a animação de rua pelos Strella do Dia, grupo de música medieval onde merecem destaque as gaitas-de-foles, as flautas e os instrumentos de percussão, e o Circo de Danann, que através da música e malabarismos transportará o público para a época histórica que se assinala.


20h • Praça da República e Praça da Liberdade – Castro Verde

5 JUN

Desfile Histórico

Participação da Charanga da GNR

Animação de Rua, Cavalhadas, Comes e Bebes

Desfile histórico com saída da Praça da República que visa recriar a hipotética visita de D. Manuel Ia Castro Verde no ano de 1500. A par de uma reforçada animação de rua, os alunos do concelho desfilarão, vestidos a rigor, dando o seu contributo na reconstrução histórica desta época. O desfile termina no Largo da Feira, local onde decorrerá um conjunto de actividades, com destaque para as Cavalhadas, e onde se dinamizarão diferentes espaços de comes e bebes.

15h • Praça da Liberdade e Largo da Feira - Castro Verde

Feira da Terra

Venda de Produtos Hortícolas, Artes e Ofícios

Com início logo pela manhã, neste espaço podem encontrar-se os mais variados produtos tradicionais, desde hortaliças, pão caseiro, mel, vinho e outras especialidades da região. Produtos que despertam paladares e que divulgam o que de melhor se produz no mundo rural, e que estarão à venda ao longo de todo o dia, lado a lado, com o artesanato local e outras mercadorias igualmente proveitosas.

09h às 20h • Largo da Feira - Castro Verde

As iniciativas são uma organização da Comissão Concelhia para as Comemorações dos 500 anos dos Forais – Castro Verde 2010, criada especificamente para o efeito.