quarta-feira, fevereiro 23, 2011

HOJE E AMANHÃ, COM A DANSUL - DANÇA EM CASEVEL, SANTA BÁRBARA DE PADRÕES E CASTRO VERDE

.
HOJE E AMANHÃ, A DANÇA CHEGA
A CASEVEL,SANTA BÁRBARA DE
PADRÓES ,SEXTA FEIRA EM
CASTRO VERDE, PELA MÃO DA
COMPANHIA DANSUL, DE PAULA
VARANDA



MÃO DA DANSUL A COMPANHIA
DE PAULA VARANDA

casével, santa bárbara e castro amanhã, são oficinas (vulgo workshops), em que com alunos e professores recriamso e experimentamos os conteúdos da peça nova,

depois sexta feira 25 - às 14h30 para escolas e, 21h30 para "o pessoal" é que é o verdadeiro show no teatro!



Oficinas "Movimentos da Terra" - Dansul
23/2/2011 - 24/2/2011


23 FEV
14h30 Casével

24 FEV
14h00 Sta. Bárbara de Padrões
17h30 Castro Verde

Público-alvo: crianças e professores do 1º ciclo

Org.: Companhia Dansul.
Colaboração: Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Ass. Sénior Castrense. Parceria


MOVIMENTOS DA TERRA |nova criação|
companhia dansul / coreografia Paula Varanda


É uma dança centrada na vida de três crianças de uma aldeia e das suas aventuras e percursos na cidade, para aprender as ciências pesqueiras, na oficina, para tecer e guardar a tradição, ou pelos campos e nos enleios da paixão, com o poder mágico da transformação.

Além dos espectáculos é realizada também uma oficina para as crianças conhecerem de perto os sons, os movimentos e as ideias da história, interpretando algumas secções e fazendo desenhos ilustrativos dos lugares onde ela acontece. Mais tarde, em ‘laboratório’ com alguns jovens, o material criado pela companhia e pelas crianças e recolhido em gravações digitais, será remisturado em computadores e publicado como pequenas danças na web.

O QUE SE PROPÕE A DANSUL

"Num programa articulado de formação, criação e programação, dansul promove de Outubro de 2010 a Junho 2011 aulas regulares de dança, uma conferência e oficinas pontuais, além de espectáculos da companhia dansul e da artista convidada Filipa Francisco.
Nesta edição escolhemos como temática a revisitação e actualização na sociedade actual de tradições relativas às relações humanas e às referências culturais ou naturais da região. Para o fazer elegemos a dança-teatro como género artístico que caracteriza os espectáculos apresentados e a possibilidade de relacionar o imaginário popular e os novos media.
Em 2011 dansul acontece em parceria com as autarquias de Mértola, Castro Verde e Aljustrel, envolvendo apoios de outras entidades públicas ou privadas em cada concelho e é financiado pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes. A produção é feita por uma equipa da Associação em Mértola para Desenvolver e Animar (AMDA).
dansul deseja integrar a dança contemporânea na oferta dos recintos culturais da região; enfatizar o papel da arte na educação; estimular o desenvolvimento profissional; dinamizar a comunidade que habita no baixo alentejo; criar relações marcantes entre os artistas visitantes e as localidades que os acolhem; e assim gerar sinergias entre público, alunos, instituições e equipas de trabalho, que proporcionem experiências enriquecedoras e perspectivas de futuro.
Na primeira edição de 2008/2009 realizada em Mértola, Beja e Castro Verde, destacaram-se a qualidade da oferta, as parcerias e apoios de entidades públicas e privadas, o bom funcionamento de equipas, a sensibilização de novos públicos e a cobertura da comunicação social regional."
"

Aquando do projecto de 2008/09 de que fala o rexto, o nosso blogue esteve no espectáculo realizado em Castro Verde e sobre ele escreveu e publicpu

"NUMA NOITE FRIA DE JANEIRO
A DANÇA SUBIU AO PALCO
E ENCANTOU TODA UMA PLATEIA
SEDUZIDA POR TAMANHA BELEZA..



Decorreu no passado dia 23 de Janeiro, no Cineteatro de Castro Verde, o anunciado espectáculo de dança do Projecto DANSUL, que nos veio de Mertola sob a direcção da coreografa e professora de dança Paula Varanda.

PAULA VARANDA FALANDO DO SEU PROJECTO

Foi uma noite de magia.
Do palco do velho Cineteatro recebenos imagens e sons de rara beleza, de intensa sensualidade , arte e bom gosto.

O que vi e ouvi chegou-me como uma poderosa mensagem de consciência de género,de solidariedade no feminino ,de assunção do corpo e dos sentidos.

Ao longo dos diversos quadros do espectáculo ,e não me prendo a detalhes técnicos de dança, que não domino,que os meus sentidos despertaram em grande alvoroço ,lá isso aconteceu.
E logo de entrada, logo mo primeiro quadro, com a beleza da encenação, a assumpção do corpo, da beleza do "toque" sem vergonhas nem receios.


Não vou falar de cada quadro, mas não posso deixar de confessar que me causou muita emoção o quadro dos "elásticos" onde se surpreende na fluidez dos gestos, nos olhares, na expressão do corpo, na sugestão dos afectos, a cumplicidade, a solidariedade e a forma de estar assumidamente feminina.


O espectáculo é todo ele muito equilibrado, tornando prazeiroso para o espectador que sente o priviégio de estar ali a vêr, a ouvir, a deleitar-se..


Deliciosas coreografias e também elevado nível e gosto na encenação.

A plateia, bem composta, aplaudiu com sentimento, e ao sair do Cine-teatro, sentia-se satisfação no ar.

Que voltem em breve a Castro!!!

Ficha técnica:

Paula Varanda - Coreografia e vídeo
Anthony John - Composição e direcção musical
Christian Zwanniken - Direcção visual e cenografia
Bailarinas em palco - Joana Cavaco,Patricia Cavaco e Ana Fabião (todas de Mertola)
Rosa Roxo - Bailarina em vídeo
José Palma - Luminotecnia
Marta Lapa - Guarda roupa
Rithika Merchant - Acessoria figurinos
"