sexta-feira, maio 27, 2011

AMANHÃ, 28 DE MAIO, 18º. ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA DO FEIJÓ

.
FOI NA FREGUESIA DO FEIJÓ QUE
NASCEU O NOSSO BLOGUE,DÁÍ SER
A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO IM-
PORTANTE PARA NÓS.

Nesta Freguesia, vive uma muito significativa comunidade alentejana ,já em 3ª.geração, mas muito ligada à região que os viu nascer.

Há gente de Moura,Serpa,Castro Verde,Santiago do Cacém,Alvito,Almodôvar,Vidigueira,Pias,Beja ,Amareleja e muitas outras terras alentejanas, que para cá vieram À procura de trabalho e onde têm governado as suas vidas e das suas famílias.

Na festa de amanhã vão actuar os nossos amigos do GRUPO CORAL ETNOGRÁFICO OS AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ.

.

Feijó é uma freguesia portuguesa do concelho de Almada, com 4,20 km² de área e 16 072 habitantes (2001). Densidade: 3 826,7 hab/km².Faz parte integrante da cidade de Almada.

Economia

As principais actividades económicas desta freguesia são: a indústria, comércio e os serviços. De referir que toda a indústria existente nesta freguesia é considerada de não poluente, que serve de exemplo para outros locais. Na sua área fica o Almada Forum.

Colectividades



As principais colectividades da freguesia do Feijó são:
Clube Recreativo do Feijó
Clube Recreativo Alagoa
Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó
Clube Recreativo Vale de Flores
Clube de Sargentos da Armada
Associação Feijó Jovem

Feiras, festas e romarias
Mercados diários (municipais e do levante)
Arraiais populares (de Junho a Julho)
Feriado: 24 de Junho (S. João)

História

A história do Feijó remonta ao século XVI sendo, nessa época caracterizado pela sua intensa exploração rural. Há indícios que indicam a antiguidade dos locais, provavelmente de influência muçulmana, de que é exemplo Algazarra.

No século XVI existiam nesta povoação quintas e propriedades de gente ilustre como os Condes de Monsanto, Manuel de Sousa Coutinho ou os condes de Aveiras. O núcleo inicial denominado Feijó ficava na zona da Rua Pêro da Covilhã e aparece em 1813 apenas como uma quinta. A expansão da localidade deu-se em meados do século XX, provocada pela pressão demográfica que recaía sobre Almada.

A freguesia do Feijó foi criada pela Lei n.º 17-B/93, de 11 de Junho de 1993, respondendo-se a um desejo manifestado pela população desde 1953, quando em requerimento à Câmara Municipal de Almada, um grupo de "Chefes de Família" manifestou a necessidade de existência na povoação de uma representação autárquica, pois a sua inexistência os obrigava a percorrer uma longa distância e a perder tempo para se deslocar à Cova da Piedade. Após o 25 de Abril de 1974 acentuou-se ainda mais este desejo de autonomia da população do Feijó em relação à Cova da Piedade.

Em 1985 foi criada a freguesia do Laranjeiro; contudo esta não conseguiu dar resposta aos inúmeros problemas da freguesia do Feijó, derivados do crescimento económico e demográfico da localidade. Daí que, finalmente, após quarenta anos de luta, a localidade tenha sido elevada a freguesia, em 11 de Junho de 1993. As primeiras eleições autárquicas para esta freguesia tiveram lugar em 12 de Dezembro de 1993, tomando posse o executivo a 6 de Janeiro de 1994.