quarta-feira, agosto 03, 2011

CRÓNICA DUM DIA MÁGICO, EM QUE AS CANTADEIRAS DA ALMA ALENTEJANA ENCONTRARAM O TRIO MARAVILHA DO PROGRAMA VAMOS AO ALENTEJO

.
O TITULO ACIMA É REDUTOR, POIS O QUE
ACONTECEU NO SÁBADO PASSADO NA CASA DO
ALENTEJO ,FOI MAIS QUE UM SIMPLES EN-
CONTRO FOI PURA MAGIA

As Cantadeiras da Alma Alentejana já demonstraram que o seu limite é o infinito. As suas muitas actividades ,onde a da solidariedade ,sendo a menos notada, é a mais importante, levam-nas a realizar eventos de grande criatividade e eficácia no resultado.

Desta vez ousaram convidar a Rádio Alma Lusa de Geneve,na Suiça, especialmente os autores e animadores do Programa "Vamos ao Alentejo", o Isaurindo Sempão, o José Limpo e o Luis Matos, para enquadrados num mega almoço de amigos na Casa do Alentejo, realizarem um directo do Programa, com actuações da equipa multidisciplinar das Cantadeiras e o grupo de cantares Os Leões de Moura, terra de dois dos animadores convidados (o Isaurindo e o José Limpo).

Foram mais longe, convidaram várias Rádios Alentejanas com o mesmo objectivo, contudo, e face ao período de festas de Verão que pululam por todo o Alentejo, poucos puderam corresponder por falta de meios humanos e técnicos disponíveis ,destacados para essas festas locais.

A Casa das Primas tinha de estar presente.
Estive na véspera no primeiro dia das NOITES EM SANTIAGO em Entradas, saí de Castro a tempo de estar presente ao almoço oferecido pelas Cantadeiras aos seus amigos .

E foram muitos os amigos,a sala nobre da Casa do Alentejo esteve repleta de

muitos amigos , o Alentejo a todos uniu.






Tive então o previlégio de ter conhecido pessoalmente o Isaurindo Sempão e o José Limpo ,já tinha conhecido o Luis Matos na vespera em Entradas, o que muita satisfação me deu,estavam ali em carne e osso as vozes que ouvia aos domingos vindas da Suiça



Junto ao velho mas majestoso palco, foi instalada uma reggie, a partir da qual ,os 3 apresentadores transmitiram uma edição especial do "VAMOS AO ALENTEJO" num directo que decerto ficará para a História da Radio Alma Lusa e da Casa do Alentejo.

Ainda antes do inicio da emissão em directo, As Cantadeiras e Isaurindo Sempão não resistiram a trautear as modas do seu Alentejo , num clima de grande animação

e satisfação pelo momento mágico que esgtavam a usufruir.

Foi também muito curtido o momento em que cada um dos 3 apresentadores se apresentou à sala, a começar por Isaurindo Sempão:


Também Luis Matos:


E A vez e a voz de José Limpo:


Antes ainda de se estabelecer liagação para a emissão em directo, Isaurindo Sempão, teve a generosidade de referir o nosso blogue A CASA DAS PRIMAS e de me cumprimentar publicamento, o que muito me sessibilizou. Bem haja Isaurindo


A poetisa Rosa Dias, das Cantadeiras iniciou a emissão dizendo um poema de sua autoria,

em estreia absoluta, que muito emocionou a sala:



com um tema sobre as mulheres e as suas duras tarefas.

Então Luis Moisão ,ensaiador das Cantadeiras, subiu ao Palco apresentado o Programa :


E as anfitriãs actuaram com a qualidade de todos conhecida


e sob os calorosos aplausos duma sala rendida.

Rosa Dias voltou a dizer mais um dos seus poemas:


Foi notável a interpretação a solo de uma das componentes das Cantadeiras


interpretando "A CEIFEIRA" .

De Moura, veio o Grupo Musical os Leões de Moura:


terra do Isaurindo Sempão


que deliciado muito curtiu a presença dos seus conterrâneos




que com a sua alegria levaram a sala a começar a dançar


Estiveram tambéma na festa ,a Dália Pinto e o marido José Rosa Pinto, amigos do ALENTEJO TERRA E GENTE
que também eles conheceram pessoalmente o Isaurindo Sempão, aqui a falar com a Dália.

Para terminar não quero deixar de referir ,que também conheci pessoalmente uma outra amiga do ALENTEJO TERRA E GENTE, Mariarita Balancho, a quem saúdo e decerto está a lêr esta crónica.

Mais uma palavra amiga para o Luis Moisão, grande activista da causa Alentejana, para quem O ALENTEJO NÃO TEM FIM.
Parabens pela êxito da festa.