sexta-feira, setembro 02, 2011

FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS em CASTRO 2011 -como vai ser, e como foi no ano anterior

.
ESTE ANO VAMOS TER NA ÁREA
DA PINTURA ,DESENHO E ESCUL-
TURA O MARROQUINO ABDELKRIM
OUAZZANI



Será com a exposição das suas obras pelas 6 da tarde do 1º.dia do evento que se dará o arranque oficial para a loucura dos Sete Sóis em Castro Verde.


Exposição "Le Cercle de la Vie" - Abdelkrim Ouazzani [Marrocos] - PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2011

Nasce no dia 7 de Fevereiro de 1954, em Tétouan, Marrocos. Depois de frequentar o ensino básico e secundário, Abdelkrim Ouazzani diploma-se na Escola de Belas Artes de Tétouan. Em 1978, obtém o diploma nacional de Belas Artes de Paris. Em 1995 é nomeado membro da Academia Real de Belas Artes de Granada. É premiado no segundo Festival de Monte Rosa DAMAS SYRIA.
Em 1999 recebe a insígnia de cavaleiro das Artes e das Letras da República francesa.
Em 2004 recebe a insígnia de cavaleiro da ordem da Coroa do Reino da Bélgica.
Em 2007 é nomeado membro da Academia de Belas Artes de Cádis.
Em 2008 é comissário da Bienal de Pontevedra.
Actualmente é professor e director do Instituto Nacional de Belas Artes de Tetouan.



Desenhador, pintor e escultor, Ouazzani inventa jogos engenhosos. Com uma simplicidade subtil, uma inocência sábia, uma espontaneidade engenhosa, ele cria obras policromadas. Até nas esculturas, o metal e o gesso são envolvidos, revestidos por uma tela de pintura acrílica.
No espaço, também a escultura constitui um desenho colorido em três dimensões. O artista marroquino brinca com as cores intensas.
Cada escultura é uma festa, um evento mágico; é um microcosmo onde os pássaros flutuam, os peixes voam, as rodas fazem o seu caminho, os equilíbrios dançam. Abdelkrim Ouazzani conta fábulas semi-secretas e as suas alegres telas assemelham-se às de Miró, de Calder e de Nicki de St. Phalle. Pode-se dizer que a sua pintura é uma caligrafia colorida.

Salão Nobre da Câmara Municipal
Abertura da Exposição: 18h


Em 2010, a abertura dos Sete Sóis teve também a pintura como motor de arranque do Festival.
Eis o que o nosso blogue escreveu e mostrouy então:

NO PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL, A JÁ
TRADICIONAL INAUGURAÇÃO DAS EXPO-
SIÇOES DAS ARTES PLÁSTICAS, TEVE
LUGAR NA GALERIA MUNICIPAL.

Nesta edição dos Sete Sóis, os artistas plásticos convidados, foram, como já aqui anteriomente referi, o pintor italiano da Toscânia, FRANCESCO NESI, e o escultor andaluz, CÉSAR MOLINA.

o PINTOR toscano não pôde estar presente ,sendo representado pelo Director do Festival Sete Sóis,Sete Kuas, MARCO ABBONDANZA.

E foi na palavra de Paulo Nascimento, vereador da Cultura, que foram apresentados os artistas e a sua obra


Depois das palavras foi o mergulho nas obras, primeira nas de Francesco Nesi.



"Na pintura de Nesi o munbdo parece ser visto através dos olhos de um miúdo, de uma criança que conta a história com o olhar encantado da infância e da adolescência"



Na obra exposta, Nesi faz uma "viagem ao mundo português de José Saramago do conto "As pequenas memórias" é o pretexto para uma nova viagem ao sonho, à leveza, às lembranças do grande escritor português, dos seus primeiros quinze anos de vida, do nascimento em 1922, na Aldeia da Azinhaga, no Ribatejo, aos estudos na escola industrial de Lisboa"



Nesi pinta um conjunto de quadros dedicados a Portugal e ao grande escritor que se enquadram naturalmente na sua poesia, nas suas côres mediterrânicas, na narração de sóis e luas.



É uma dimensão fabulística e nos fins da memória e que captam fragmentos e pedaços da vida de Saramago restitui-nos a emoção de histórias e lembranças distantes, mas carregadas de sentimento e poesia.