quinta-feira, janeiro 19, 2012

EMTRADAS - A PRAÇA ZECA AFONSO REABILITADA

.
A PRAÇA ZECA AFONSO EM
ENTRADAS, FOI REABILITADA
E RECUPERADO O PELOURINHO
QUE AGORA ASSUME LUGAR DE
DESTAQUE NO CENTRO DA
PRAÇA

Reabilitação da Praça Zeca Afonso, em Entradas, traz memória do antigo pelourinho da vila


Já terminaram os trabalhos de requalificação urbanística da Praça Zeca Afonso e Ruas de Beja e do Paço, em Entradas, que incluiram ainda parte das obras de remodelação da Casa da Leda, onde funciona hoje o Museu da Ruralidade.

Depois da intervenção, a Praça e ruas adjacentes, que antes se revestiam a alcatrão, apresentam-se compostas por calçada. Ao centro, ergue-se agora o antigo pelourinho da vila, símbolo do antigo concelho de Entradas, que se presume que tenha sido erigido por volta de 1512, ocupando lugar perto dos Paços do Município, e que lá permanecesse até aos anos 30 do século XIX, altura em que o concelho foi extinto, após as reformas de Passos Manuel e Mouzinho da Silveira.

Um projecto da autoria da arquitecta Inês Palma, que teve como finalidade a dignificação do espaço público e a valorização e qualificação do património cultural e natural, que vem, desta forma, reavivar uma memória perdida no tempo, mas que retorna agora à comunidade, voltando a integrar parte da sua identidade.
Uma obra levada a cabo pela Câmara Municipal de Castro Verde, co-financiada a 80% pelo Programa INALENTEJO, que representa um investimento total de 469.324,96€, sendo que o valor dos trabalhos realizados na Praça Zeca Afonso rondam os 145.000,00€.