terça-feira, abril 10, 2012

CANTE ALENTEJANO EM DEBATE , em ODEMIRA , dia 14 de ABRIL

.
NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 14 DE ABRIL VAI
ESTAR EM DEBATE O CANTE ALENTEJANO EM
ODEMIRA

Odemira - Cante Alentejano em debate

A 14 de Abril, a partir das 15h00, decorre no Cineteatro Camacho Costa, naquela vila alentejana, um colóquio dedicado ao Cante Alentejano. A iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações de Abril e contará com a actuação de cinco grupos corais do concelho e da região.


O encontro terá como tema «Cante Alentejano - aspectos da sua preservação e transmissão» e contará com a participação de José Francisco Colaço Guerreiro, que apresentará o tema «A experiência da MODA - Associação do Cante Alentejano na preservação e transmissão do Cante», de Antero Silva que dissertará sobre «Os Grupos Corais em Odemira» e de Pedro Mestre, tocador de viola campaniça e ensaiador de corais alentejanos, que abordará o tema «Transmissão do Cante, aspectos da sua implementação no terreno».

Durante a tarde está prevista a actuação de três grupos corais do concelho de Odemira, a saber, o Grupo Coral de São Luís, o Grupo Coral de Odemira e o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes. Outros dois grupos da região, o Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e o Grupo Coral Os Mineiros de Aljustrel, compõem o programa da animação musical.

A Câmara de Odemira, que organiza o evento, realça que, com esta iniciativa, o município associa-se à comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, e que este ano é dedicado ao tema «Do Património Mundial ao Património Local - proteger e gerir a mudança».

O tema pretende assinalar o 40.º aniversário da Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi criada a «Lista do Património Mundial».

Recorde-se que recentemente o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) decidiu adiar para 2013 o dossier de candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da UNESCO.

Local: Odemira
Horários: 15h00