segunda-feira, abril 30, 2012

EXPOSIÇÃO DE PINTURA "SOLO PICTÓRICO" DE CARLOS BARRETO E SUA ACTUAÇÃO COM CONTRABAIXO

.
AINDA ENQUADRADA NA QUINZENA CULTURAL,
FOI INAUGURADA UMA EXPOSIÇÃO DE PINTURA
DO MÚSICO CARLOS BARRETO QUE TAMBÉM
ACTUOU COM O SEU CONTRABAIXO.



No Forum Municipal de Castro Verde, o músico-pintor Carlos Barreto apresentou uma curiosa Exposição, denominada "SOLO PICTÓRICO", no fim da qual actuou com o seu contabaixo, com composições suas alusivas às suas pinturas e ao Fado.



O músico de profissão expressa desta feita os sons da sua arte, na outra arte que domina, a pintura, de forma gráfica e visual.

Carlos Barreto, representa os sons ,as formas ,a harmonia, o ritmo, com côres ,com formas, nuances, cromatisdmo, dinâmica, movimento, enfim, um música que pinta os sons.

No ano, em que o Fado ganhou estatuto de Património Imaterial da Humanidade, Carlos Barreto, dedicou ao tema "ARTISTAS DO FADO",género musical que sempre acarinhou, toda a sua energia, investindo na convivência com os fadistas representados na sua pintura.

Estas obras estiveram expostas no Museu do Fado , coincindindo com a celebração da eleição do Fado a Património Imaterial da Humanidade.



Nas excelentes instalações do Forum, coube ao vereador da Cultura da CMCV ,Paulo Nascimento ,num breve improviso ,apresentar e dar como inaugurada a Exposição, não só das obras de Carlos Barreto, mas também


de capas de discos de vinil na temática do Fado:




A mostra atraiu muitos curiosos ,que após se deliciarem quer com as memórias das capas antigas dos discos de Fado





e dos quadros do pintor.musico,



ainda tiveram a mais valia de assistir a uma actuação de grande qualidade,

do Carlos Barreto na sua faceta de contabaxista:


que deixou deliciados os presentes



a premiarem com bastos aplausos o virtuosismo do músico.