sábado, dezembro 01, 2012

CASTRO VERDE VOLTA A PODER VÊR OS "DOCLISBOA 2012"

.
MAIS UMA VEZ VAMOS TER EM CASTRO VERDE
OS "DOCLISBOA 2012", COM EXCELENTES
FILMES-DOCUMENTÁRIO.


Castro Verde volta a ser Extensão do Festival DocLisboa’12
26/11/2012




Dando continuidade à parceria estabelecida há já vários anos com a APORDOC – Associação pelo Documentário, o Fórum Municipal de Castro Verde volta a receber projeções de curtas e longas-metragens premiadas no Festival Internacional de Cinema Documental – DocLisboa’12, que comemorou este ano a sua décima edição.

As projeções decorrem às quartas feiras, pelas 21h30, no Auditório do Fórum Municipal, e arrancam já no dia 5 de dezembro com a curta-metragem Bela Vista, de Filipa Reis e João Miller Guerra, que retrata as vivências, palavras, gestos e olhares que se cruzam por entre as fileiras de prédios interligados do Bairro da Bela Vista, em Setúbal.
Sobre Viver, de Cláudia Alves, é a longa-metragem que será também projetada nesta data, onde a realizadora revela a realidade de uma aldeia perdida no cimo da montanha, onde os poucos habitantes do lugar seguem com normalidade as rotinas, até que sucede algo inesperado que ameaça a comunidade…

No dia 12 de Dezembro, Não Me Importava de Morrer se Houvesse Guitarras no Céu, de Tiago Pereira é a longa-metragem em exibição no Auditório do Fórum Municipal. Um trabalho sobre a Chamarrita, um baile mandado, em roda, que surgiu nos Açores há muitos anos, e que encontra particular incidência nas ilhas do Faial e do Pico.

A Extensão de Castro Verde do DocLisboa’12 encerra no dia 9 de janeiro de 2013, com o filme de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres, intitulado O Sabor do Leite Creme. Uma longa-metragem onde, em cerca de 74 minutos, nos é permitido visitar as memórias, a casa e a escola de duas irmãs de 96 e 98 anos, que vivem numa velha casa na Beira Alta.