quarta-feira, dezembro 05, 2012

Museu da Ruralidade recebe Colóquio sobre “Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha”

.



Museu da Ruralidade recebe Colóquio sobre “Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha”
4/12/2012




No próximo sábado, dia 8 de dezembro, o Museu da Ruralidade em Entradas (Castro Verde), recebe, a partir das 14h30, um Colóquio intitulado “Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha” que contará com apresentações de Miguel Rego, Inês Fonseca e Rubén Vega García.

Organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde e o Museu da Ruralidade, o Colóquio abordará temáticas como “Memórias de minas no concelho de Castro Verde”, “As lutas dos mineiros, aqui em Aljustrel – 1922 e 1960, a história de um movimento operário que ficou por cumprir” e “Mineros: Sujeto Histórico y Arquétipo Social”.

Do programa da iniciativa consta ainda a apresentação de alguns testemunhos de antigos mineiros, que deram o seu contributo para a exposição “Memórias de Uma Mina – Rossio de S. Sebastião”, que se encontra patente no Museu da Ruralidade, até final do mês de janeiro de 2013.

Miguel Rego é historiador, responsável pelo Museu da Ruralidade de Entradas (Castro Verde), tem investigado sobre história local e coordenou os dois primeiros volumes da obra “Mineração no Baixo Alentejo”.

Inês Fonseca é antropóloga, investigadora e bolseira de pós-doutoramento da FCT. Tem investigado sobre movimentos sociais realizando a sua tese de doutoramento sobre a identidade e memórias dos mineiros de Aljustrel.

Rubén Vega García é historiador e professor na Universidade de Oviedo (Astúrias – Espanha). A sua investigação tem incidido sobre cultura do trabalho, movimento operário, organizações sindicais e processos de desindustrialização aos níveis local e regional

Colóquio "Cultura e Luta Mineira em Portugal e Espanha"
8/12/2012 - 8/12/2012

Programa:

14h30 - Abertura por Raquel Varela (IHC - Instituto de História Contemporânea)

14h40 - "Memórias de Minas no concelho de Castro Verde" - Miguel Rego (Câmara Municipal de Castro Verde)

15h00 - «As lutas dos mineiros, aqui em Aljustrel» - 1922 e 1960, a história de um movimento operário que ficou por cumprir - Inês Fonseca (Centro em Rede de Investigação em Antropologia, pólo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa)

15h20 - Testemunhos demineiros

15h40 - Intervalo

15h50 - Mineros: Sujeto Histórico y Arquetipo Social - Rúben Vega Garcia (Universidad de Oviedo – Galicia)

16h50 - Encerramento – Paulo Nascimento (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Castro Verde)