sábado, fevereiro 09, 2013

FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS

.
RECONHECIDO PELO PARLAMENTO EUROPEU
COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁRICAS CUL-
TURAIS.

Festival Sete Sóis Sete Luas apresentado como “exemplo de boa prática cultural” no Parlamento Europeu
7/2/2013




O Festival Sete Sóis Sete Luas, que decorre há cerca de duas décadas em Castro Verde, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, foi apresentado como “exemplo de uma boa prática cultural” num encontro com eurodeputados, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no passado dia 23 de Janeiro.

Marco Abbondanza, diretor artístico do Festival, afirmou que a iniciativa de serem ouvidos em Bruxelas foi do eurodeputado Gianni Vattimo, e referiu que “já em 2009 o Festival foi ouvido pelo Parlamento Europeu, por iniciativa de Katerina Batzeli”.

“O Festival, funcionando em rede, fazendo parcerias, é exemplo de uma boa prática cultural”, disse Abbondanza.
Em 2012, o Festival recebeu 150.000 euros da União Europeia para dinamizar projetos musicais em 15 cidades europeias, mas o Sete Sóis Sete Luas ultrapassa já as fronteiras da Europa e estende-se também a Marrocos, ao Brasil e a Cabo Verde.

“Somos um Festival do Sul”, disse o diretor, que sublinhou “a importância da dinâmica que a iniciativa desenvolve nas cidades do Sul da Europa, com grande potencial cultural, especialmente no atual contexto económico-social”.

Marco Abbondanza afirmou-se preocupado com o próximo programa-quadro da União Europeia para o setor cultural, que “ao juntar diferentes programas de apoio pode trazer cortes”. “Para nós, e apesar de termos participado numa reunião em outubro passado em Bruxelas, ainda não se conhece uma verdadeira orientação do programa e estamos preocupados com possíveis cortes e uma redução na atenção da União [Europeia] na defesa do património material e imaterial europeu”, disse Marco Abbondanza.

O Festival integra mais de 30 municípios de 11 países. Além de Portugal, integram a rede autarquias de Espanha, França, Itália, Croácia, Roménia, Grécia, Cabo Verde, Brasil e Israel. Constituem a rede portuguesa do Festival, Castro Verde, Ponte de Sor, Oeiras, Odemira, Alfândega da Fé, Reguengos de Monsaraz e Madalena na ilha do Pico.

"Como a música pode valer mais que as palavras",o encerramento da apresentação no Parlamento Europeu contou com "dois estilos musicais declarados pela UNESCO como património imaterial da humanidade, interpretados pelos Tenores de Neoneli da Sardenha no 'Canto a Tenore' e o cantor andaluz Juan Pinilla pelo 'Flamenco'”.