quarta-feira, maio 22, 2013

AMANHÃ, VAI SER LANÇADO O LIVRO DO CHEF PEDRO MENDES "O RENASCER DA BOLOTA"

.
O CHEF PEDRO MENDES, LANÇA AMANHÃ
EM LEÇA DA PALMEIRA UM LIVRO COM
O TÍTULO "O RENASCER DA BOLOTA"
COM RECEITAS POR SI CRIADAS COM
BASE NA BOLOTA. COM COSTELA ALEN-
TEJANA, O PEDRO ESTÁ AFINAL A PRES-
TIGIAR AS AUAS RAÍZES ,UM ALENTEJO
ONDE A BOLOTA TEM UM SIGNIFICADO
FORTE.



O livro ‘O Renascer da Bolota’, do Chef Pedro Mendes, vai ser apresentado pela primeira vez num encontro no Cais D’4, em Leça da Palmeira, no dia 23 de Maio, AMANHÃ (Quinta), às 17h. O jornalista e gastrónomo José Silva, vários Chefs e amigos vão marcar presença nesta iniciativa, aberta ao público, e em que o autor assinará os livros.
Ideia e conceito original do credenciado chef (que tem o seu nome no Guinness World Records, por ter confecionado a Maior Omeleta do Mundo, em Ferreira do Zêzere), o livro é a primeira obra sobre o tema escrita no nosso País, e reúne um conjunto de cerca de três dezenas de receitas de culinária confecionadas com a bolota, para além de curiosidades sobre a mesma.
Pedro Mendes foi, claramente, o primeiro cozinheiro entre nós a trabalhar um produto que antes ninguém queria: a bolota. Uma 'riqueza' do Alentejo e do País.
O livro tem vindo a suscitar grande curiosidade e impacto junto dos apreciadores e estudiosos da gastronomia, em particular, e do público, em geral. Desde escolas de Hotelaria a cozinheiros profissionais e amadores, para além de turistas, muitos são os que têm já procurado este trabalho, que acabou de ser publicado. Com um preço de capa de 15,80€, o livro, destinado a ser de leitura e utilização fáceis, tem um grafismo 'rústico' e imagens de grande qualidade.
Alguns profissionais da cozinha começam agora a interessar-se por este produto, e a utilizá-lo um pouco a título de 'experimentação', sendo que Pedro Mendes foi pioneiro nesta atitude, realizando um exaustivo trabalho de investigação e recolha de bolotas, durante mais de dois anos.
O autor é atualmente Chef no Restaurante A Concha, na Praia da Luz, e membro da Prochef Agency, que editou a obra.