segunda-feira, julho 22, 2013

O MUSEU DA RURALIDADE ,EM ENTRADAS, FESTEJA O 2º.ANIVERSÁRIO

.
A PARTIR DE AMANHÃ E DURANTE
2 DIAS O MUSEU DA RURALIDADE
EM ENTRADAS, FESTEJA O SEU
2ºANIVERSÁRIO.




A CASA DAS PRIMAS O DIA DA INAUGURAÇÃO

Museu da Ruralidade celebra dois anos de atividade


Entre os dias 23 e 25 de julho, o Museu da Ruralidade, em Entradas, assinala dois anos de atividade. Ao longo deste período, o espaço museológico tem apostado na diversidade das iniciativas que organiza, tocando os mais diversos públicos e, acima de tudo, tem apostado na valorização do património das nossas gentes, de forma a sensibilizar as pessoas para a necessidade da salvaguarda e valorização do património cultural.



Um museu feito para recuperar, valorizar e mostrar a memória, para dignificar a história e construir o futuro olhando a nossa especificidade cultural e social é a premissa maior do Núcleo da Oralidade, dando uma maior importância ao património imaterial, à oralidade, aos gestos e práticas do efémero.

As comemorações do aniversário do Museu da Ruralidade arrancam na terça-feira, 23 de julho, integradas no programa das Noites em Santiago 2013, com a apresentação de dois documentários sobre estes dois anos de atividade do espaço museológico, que serão projetados entre as 10h00 e as 22h30. Ao final da tarde, decorre no mesmo espaço uma Conversa sobre a temática “O Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – O Caso da Capela Raiana (Sabugal), que contará com a participação do Dr. Norberto Manso, responsável pela construção do dossier “Capela Raiana”, e pelas 18h40, será apresentado o Projeto do Núcleo de Almeirim do Museu da Ruralidade – “A Minha Escola”, e o projeto do Grupo de Trabalho do Cante Alentejano. Às 19h00 acontece o lançamento de uma edição temática da Revista “Memória Alentejana”, dedicada ao Cante Alentejano e a Castro Verde, que conta com a presença do Dr. Eduardo Raposo, e que termina com alguns apontamentos de cante alentejano.

Na quarta-feira, 24, o dia começa com a exibição de documentários sobre a Ruralidade na região Alentejo, que se prolongará até às 22h30 e, pelas 18h00 decorre um Colóquio sobre a Reforma Agrária no distrito de Beja , que reunirá à mesma mesa Constantino Piçarra e José Soeiro. Cerca das 19h30, atua o Coro Polifónico de Castro Verde.

Já no 25 de julho serão projetados os documentários “O Grupo da Meia” e “Ceifa Tradicional”, entre as 10h00 e as 22h30, e celebra-se o aniversário do Núcleo da Oralidade do Museu da Ruralidade com uma Sessão Evocativa que terá início pelas 19h30, que culmina com a atuação do Grupo Coral “As Ceifeiras” de Entradas.