terça-feira, setembro 24, 2013

"4 AO SUL" VENCE PRÉMIO JOSÉ AFONSO 2013

.
É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE A
CASA DAS PRIMAS RECEBEU A NO-
TICIA ,QUE FOI ATRIBUIDO AO
GRUPO "4 AO SUL" O PRÉMIO
JOSÉ AFONSO 2013.


Prémio José Afonso 2013 - Quatro ao Sul são os vencedores


O júri do Prémio José Afonso 2013, composto pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora, Dr. António Moreira, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo, e pela chefe da Divisão de Intervenção Cultural, Dra. Vanda Santos, deliberou atribuir o Prémio José Afonso 2013 ao álbum Demudado em tudo, primeira obra dos Quatro ao Sul.


Imagens da apresentação do DEMUDADO DE TUDO no Teatro da Luz

Segundo os elementos do júri, “Demudado em tudo, primeiro álbum dos Quatro ao Sul, é uma revelação extraordinária, uma oportunidade rara de nos confrontarmos com a enorme riqueza do cante alentejano, membro de pleno direito da antiquíssima tradição das polifonias vocais da região mediterrânica, berço de civilizações. A abordagem séria e sem compromissos, o rigor da recolha e da interpretação, e a pura – quase comovente – beleza sonora deste disco mereceram, na opinião unânime do Júri, a atribuição do Prémio.”

O prémio relativo ao ano de 2013, premeia obras editadas em 2011 e 2012 e avaliou os seguintes trabalhos:

Ana Moura – Desfado
Carlos do Carmo / Maria João Pires – Sem palavras
Cuca Roseta – Cuca Roseta
Dazkarieh – Ruído do Silêncio
Diabo a Sete – Tarara
Fausto – Em busca das Montanhas Azuis
Gaiteiros de Lisboa – Avis Rara
Quatro ao Sul – Demudado em Tudo
Realejo – Ruja Ruja, quem quiser que fuja
Sérgio Godinho – Mútuo Consentimento
Virgem Suta – Doce Lar
Xícara – Xícara

"O grupo 4 AO SUL é formado por músicos com grande paixão pela música, que a tratam com o carinho dado às grandes paixões.


Pedro Mestre, da Aldeia da Sete (Tocador e construtor de violas campaniças) ,José Barros (José Barros e Navegante), Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) dão corpo a este grupo que tem como base inicial o Cante Sul, diferenciando-se por um novo repertório que vai mais além do canto e das modas do Alentejo com incorporação de temas populares e tradicionais do Mediterrâneo Europeu. O grupo recria os ambientes das modas alentejanas acompanhadas pelas violas campaniças e a tocar este instrumento usando técnicas originais."

A tradição musical alentejana, as suas polifonias com as vozes masculinas a revelarem influências ancestrais, foram o ponto de partida para os músicos que integram 4AO SUL. Às vozes juntaram as violas campaniças, um instrumento emblemático do Alentejo, e assim nasceu o disco DEMUDADO EM TUDO.
------