segunda-feira, novembro 04, 2013

GRAÇA DE PADRÕES

.
A FREGUESIA DS SENHORA DA GRAÇA DE
PADRÕES JÁ FOI VILA E COMARCA


Hoje em dia é uma aldeia pacata, com um dos Lares de 3^ª.idade mais importante da região...


e a proximidade da Mina de Neves Corvo.





É uma freguesia que se distingue das outras porque já foi sede de concelho e Comarca. A freguesia de Senhora da Graça de Padrões, em tempos remotos, mil oitocentos e qualquer coisa, era a Vila Negra de Padrões. Santa Bárbara de Padrões, do concelho de castro Verde, pertencia ao concelho de Padrões. É uma das freguesias mais antigas do concelho de Almodôvar




Senhora da Graça de Padrões é uma das oito freguesias do concelho de Almodôvar. Com uma área de cerca de 35 quilómetros quadrados, tem a ribeira de Oeiras como fronteira natural com a freguesia de Santa Bárbara de Padrões, concelho de castro Verde, tendo constituído com esta, até ao século XVIII, o concelho de Padrões.

Com cerca de 400 habitantes, e uma densidade populacional de 11 habitantes por quilómetro quadrado, para além da aldeia de Senhora da Graça de Padrões, a freguesia é composta por Monte da Caiada e Semblana, sendo este o maior aglomerado populacional.



Nestas imagens o povo da Graça de Padrões, entre eles o meu saudoso cunhado José Rodrigues, fala da sua terra e da influência que a Mina exerceu sobre a aldeia.