segunda-feira, dezembro 09, 2013

cante e musica de natal em Castro Verde

.
TAL COMO EM ANOS ANTERIORES
CASTRO VERDE VAI TER CANTE
E MUSICA DE NATAL


EM CASTRO VERDE, ESTE NATAL

Câmara Municipal de Castro Verde promove Ciclo de Cante e Música para o Natal “Estrela da Noite”


No âmbito do ciclo de música e cante para o Natal “Estrela da Noite”, a Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com as associações de cante do concelho e outras entidades, vai dinamizar, durante o mês de dezembro, um conjunto de concertos que, simbolicamente, celebram a tradição da quadra natalícia.

Os agentes culturais do concelho - Grupos Corais, Coro Polifónico de Castro Verde, Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde e Banda Filarmónica 1º de janeiro - protagonizam alguns desses momentos musicais.

O ciclo de música e cante para o Natal “Estrela da Noite” inicia a 10 de dezembro, com um Concerto de Natal pelo Coro Polifónico de Castro Verde no Centro de Convívio dos Aivados, às 21h00. Segue-se, a 17 de dezembro, nova atuação do Coro da Associação Sénior Castrense em A-do-Corvo, pelas 21h00.

A 13 de dezembro é a tradição do "Cante ao Menino, Janeiras e Reis"que, nas localidades da Sete (19h30) e A-do-Corvo (21h30), relembrará modas do vasto cancioneiro tradicional do Alentejo que celebram o Natal. Para este dia estão reservadas as atuações do Grupo Coral Misto “Os Cardadores”, Grupo Coral de Faro do Alentejo e Grupo Coral Feminino “As Margaridas”, de Peroguarda.

No dia 28 de dezembro é a vez da Igreja de Casével receber a tradição do Cante ao Menino. Atuam, a partir das 17h00, os grupos corais "Vozes das Terras Brancas", de Casével, "Terras de Catarina", de Baleizão, “Amigos do Cante”, de Cuba e os Cantares Alentejanos da Granja - "Granjarte".

Paralelamente à dinâmica desenvolvida pelos nossos agentes locais, a Câmara Municipal de Castro Verde apresenta a 19 de dezembro, na Igreja dos Remédios (21h30), um concerto de música de Câmara pelo Quinteto de Cordas e Clarinete da Orquestra Clássica do Sul, onde sobressaem temas de Haydn e Mozart.
O ciclo de música e cante para o Natal “Estrela da Noite” encerra com um Concerto de Natal na imponente Basílica Real de Castro Verde, a 21 de dezembro, protagonizado pelo Coro Juvenil do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, o Coro Polifónico de Castro Verde e a Banda Filarmónica 1º de janeiro que, unidos na comemoração desta quadra dão voz a um repertório que celebra e simboliza a natividade.