segunda-feira, maio 05, 2014

ABERTURA DE EXPOSIÇÕES NA PRIMAVERA NO CAMPO BRANCO

.
NO FORUM MUNICIPAL DE CASTRO VERDE ACONTECEU
A ABERTURA DE 2 EXPOSIÇÕES SIMULTÂNEAS, UMA
FOTOGRÁFICA DE ARMINDO CARDOSO INTITULADA
"OLHOS DA MEMÓRIA", OUTRA DE CARTAZES DO
25 DE ABRIL.


A CASA DAS PRMAS, esteve na abertura formal das Exposições e deixa aqui em texto e imagens o que viu e ouviu.

Foram muitas as pessoas que acorreram ao Forum Municipal


A primeira das Exposições teve lugar no 1º.andar do Forum, da obra de ARMINDO CARDOSO

QUEM É ARMINDO CARDOSO?

Armindo Cardoso
Autor fotográfico
Cooperador da Sociedade Portuguesa de Autores

Nascido no Porto, a 20 de Fevereiro de 1943.
Começou a fotografar em 1967. A partir desse ano trabalhOU em paris, primeiro como técnico de fotografia científica no Collège de France (CNRS) e, depois, na realização de diaporamas para o Office Français de Techniques Moderns d'Education.

Em 1969 parte para o Chile, tornando-se editor gráfico e fotógrafo do semanário Chile Hoy. É assistente do fotógrafo polaco Bob Borowicz. Durante a sua permanência no Chile, colabora com o ICIRA – Instituto de Capacitación y Investigación em Reforma Agrária, ligado ao FAO, trabalha com as editoras Universitária e Quimantú e colabora com a Universidade de Concépcion e as revistas Educación e Paloma.

Ainda no Chile, colabora nos filmes La Batalla de Chile, Patrício Guzman (1972/1973) e Estado de Sítio, de Costa Gravas (1973). Regressa a Portugal em 1974, dando início a uma actividade de colaboração com vários municípios: Almada, Benavente, Chamusca, Coruche, Portel, Porto e Seixal.

Entre 1975 e 1979 colabora com a CGTP-IN e com vários sindicatos.

A partir de 1975, faz fotografia de teatro, colaborando, entre outras companhias, com a Seiva Trupe do Porto, O Teatro de animação de Setúbal, a Barraca e a Companhia de Teatro de Almada. A partir de 1991, colabora com a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e a revista do centro Português de Design.
É co-autor da parte fotográfica do livro Chile o Multe, do escritor chileno German Marín, editado no México em 1974 pela Editorial Diógenes.

Realização da capa e colaboração fotográfica na fotobiografia de José Gomes Ferreira (2000).
Colaboração no catálogo e na exposição fotográfica Operário das Palavras sobre José Gomes Ferreira, Biblioteca Museu da República e Resistência (2000-2001).
Colaboração no catálogo da exposição A Revolução é um Sonho sobre José Gomes Ferreira, Biblioteca Museu da República e Resistência (2000-2001).


Apresentado o autor ,voltemos a esta sua Exposição , que ele próprio apresentou neste breve introito:

revelando entre outras coisas que é com este trabalho que contribui para as comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril

Seguiu-se então a visita guiada às excelentes imagens , carregadas de significado.










No andar térreo, seguiu-se a Exposição dos Cartazes do 25 de Abril