sexta-feira, julho 04, 2014

CRÓNICA DA FESTA DE FINAL DE ANO LECTIVO 2013/!4, DA UNIVERSIDADE SENIOR CASTRENSE

.
É JÁ O SEGUNDO ANO SEGUIDO QUE ASSISTO
À FESTA DE FINAL DE ANO LECTIVO DA
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CASTRO VERDE.




Tenho seguido desde a primeira hora do seu nascimento a Universidade Sénior Castrense, e o entusiasmo que vem transmitindo a cada vez maior número de alunos, conhecimento, informação e vontade de viver aos nossos seniores ,agora com objectivos claros, sobre as horas de hoje e o dia de amanhã.

A Universidade .e o tempo que lá passam confraternizando e aprendendo, matérias que nunca sonharam vir a saber, têm tornado os seniores de Castro Verde mais felizes.

Foi pois um previlégio ter estado na Festa, neste fim de Ano Lectivo, e ter voltado a sentir o entusiasmo de alunos e professores e o seu sentido de pertença ao grupo.


Estiveram presentes mais de 250 pessoas , que começaram por degustar um jantar partilhado, com iguarias que cada um trouxe. de casa,



Depois, a Directora da Univerdade, foi, através do sistema sonoro , coordenando os vários momentos do Programa,como a entrega dos certificados de curso, e destes, destaco o momento emocionante da entrega à aluna menos jovem na idade ,que não no espirito, a Maria Mestra, que ao longo do ano lectivo, para frequentar as aulas,para aumentar o seu conhecimento, e conviver fraternamente com os seus colegas e as suas colegas que muito a acarinham, se deslocava de Santa Barbara de Padrões até Castro Verde ,para cumprir o seu objectivo.





Após aquele marcante momento, os alunos da Drª.Aurora, da aula de Português, juntaram-se em torno da sua mestra e dela escutaram ,deliciosos mini textos, que mais não eram que retratos falados com rima, de como a sua professora os via como pessoas e como alunos.




Também os alunos da Drªa.Manuela Florêncio, disseram poemas sobre a A Universidade


O ensino de viola campaniça e de cante alentejano começou este ano a ser ministrado na Universidade, pelo jovem David Pereira, e com muito êxito e muito empenho e entusiasmo , quer do mestre quer dos seus alunos.

E isso ficou bem marcado na sua actuação :



muito aplaudida




Como já aqui publiquei há dias, o Côro Polifónico do Castro Verde, deslocou-se a Lyon onde actuou com grande brilho.
No regresso ,em pleno avião da TAP, alguns dos elementos do grupo e acompanhantes, como bons alentejanos, não resistiram a cantar modas do seu Alentejo, o que surpreendeu e entusiasmou quer a tripulação,quer os passageiros.

Pois bem, na noite da Festa de que estou a falar, alguns desses elementos presentes, saltaram para o palco improvisado e repetiram o que então cantaram a bordo.





Um dos alunos de viola campaniça,o Rui Gomes, um dos músicos do Grupo Nova Aurora de Aljustrel, o único afinal que na Festa ousou tocar enquanto cantava,actuou então a duo com o seu mestre o David Pereira



Aproveitei uma pausa no Programa e entrando na sede da Universidade, fui visitar a Exposição dos trabalhos dos alunos









A noite foi longa, e na parte final acabou com musica de dança e acima de tudo com muita alegria, muita participação



dançando em grupo pela rua fora



numa afirmação de companheirismo que promete voltar para o ano.

A CASA DAS PRIMAS espera cá voltar nessa altura.